Tenho certeza, plena e absoluta, que qualquer profissional de comunicação, seja ele capacitado ou não, de marketing, de comunicação, de recursos humanos, vai ter a mesma resposta que eu: O GESTOR!
Posso dizer, afirmo e assino embaixo: o gestor é o principal, se não o único, problema que existe em comunicação interna! Talvez até em uma organizão!
Por que será que as grandes empresas se preocupam tanto em capacitar suas lideranças???? Se a gente contar que uma área é feita de profissionais, que desenvolvem, executam toda o trabalho... Porque essa pecinha, que parece ser tão "madura e resolvida", chamada Gestor, nem sempre colabora para os bons resultados de uma área, que dirá da empresa?
A resposta é simples: porque são pessoas! Feitas de virtudes e defeitos. Alguns são autoritários, outros debochados, tranquilos, esquentados, comunicativos, centralizadores, enfim, temos uma infinidades de qualidades e defeitos que podem mover as pessoas para o crescimento ou para a derrota. É bem sabido, hoje temos inúmeras colunas a respeito, muito gestores destróem ou são destruidos... outros constróem... e ajudam a crescer.
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
A REALIDADE DA COMUNICAÇÃO INTERNA NAS EMPRESAS
Hoje muitas organizações gabam-se de ter uma área de comunicação interna. Posso até descrever qual o padrão:
- Comunicados Internos - elege-se uma secretária, de qualquer área, e esta pobre fica mandando comunicados para a empresa inteira; coloca os aniversariantes no mural; organiza as festinhas de fim de ano... quando não inventa o dia das mães, das crianças etc.
- Jincanas, treinamentos e campanhas motivacionais - elege-se uma pessoa da área de RH, geralmente alguém da área de treinamento, para enviar comunicados gerais (datas específicas, procedimentos de RH, falecimentos, aniversários etc.); criar ações motivacionais, que geralmente acabam em competições, devido ao olhar técnico da área;
- Campanhas de incentivo - elege-se alguém de Marketing para a função: um festival de campanhas dentro da empresa; para cada ação um bando de cartazes, brindes e painéis de indicadores.
- On-line - elege-se alguém de TI para a função, conclusão: todas a s informações são enviadas por e-mail ou pela intranet da empresa. Quando saem para almoçar, as comunicações não saem.
- Releases e encontros - elege-se alguém da área de assessoria de imprensa, é um festival de informações jogadas no mural, na intranet e nos e-mails dos colaboradores, sem contar as vezes em que fazem encontros, com temas motivacionais, repetecos das coletivas que fazem.
Esses foram os padrões que encontrei até hoje nas empresas que visitei, fiz parte, ou ouvi falar. Agora cabe a pergunta: Afinal, qual dos modelos reflete comunicação interna?
Todos e nenhum! Essa é a resposta. Ok, Ok, Ok... e o que é tem!?!
Nenhum, porque comunicação não é nenhum dos exemplos acima. Todos, porque em comunicação interna é possível usar de todas essas ferramentas.
A COMUNICAÇÃO INTERNA E SEU PAPEL
Alguns poderiam me perguntar, não sem razão, o que faz uma área de comunicação interna? Eu diria: "essa área ainda é obscura, mesmo nos dias de hoje. Comunicação Interna faz de tudo.".
Ok, ok, ok... e o que é que tem!?!
No mundo ideal, a área de comunicação interna faz Branding. E ponto! Mas, e o que é que tem!?!
Serei mais específica: "A comunicação interna tem como dever criar ferramentas e ações que propiciem, a todos os "colaboradores internos" o entendimento da missão, visão, valores e da co-responsabilidades dos mesmos sobre os resultados desta organização." ficou mais fácil?
Não!?! É responsabilidade da comunicação interna fazer com que todos os colaboradores internos conheçam, entendam e abracem os valores da organização, sincronizando-os à sua razão de existir, a tal ponto, que estes criem, renovem e perpetuem ações que justifiquem sua razão de existir." Simples assim! Ok... a isso também podemos dar o nome de sustentabilidade interna! Garantir que todos os stakehouders internos trabalhem em "sintonia" com a razão e valores de uma organização, de modo que a mesma, exista para sempre.
Ok, ok, ok... e o que é que tem!?!
No mundo ideal, a área de comunicação interna faz Branding. E ponto! Mas, e o que é que tem!?!
Serei mais específica: "A comunicação interna tem como dever criar ferramentas e ações que propiciem, a todos os "colaboradores internos" o entendimento da missão, visão, valores e da co-responsabilidades dos mesmos sobre os resultados desta organização." ficou mais fácil?
Não!?! É responsabilidade da comunicação interna fazer com que todos os colaboradores internos conheçam, entendam e abracem os valores da organização, sincronizando-os à sua razão de existir, a tal ponto, que estes criem, renovem e perpetuem ações que justifiquem sua razão de existir." Simples assim! Ok... a isso também podemos dar o nome de sustentabilidade interna! Garantir que todos os stakehouders internos trabalhem em "sintonia" com a razão e valores de uma organização, de modo que a mesma, exista para sempre.
COMUNICAÇÃO INTERNA... WHAT ABOUT?!?!
É o que é que tem?!
A comunicação interna não é um tema tão recente assim, como todos pensam. Durante séculos as monarquias comunicavam-se con seus subalterbos; as indústrias passam suas circulares e faziam reuniões para discutir os próximos passos, e esses, deviam ser retransmitidos a seus subalternos... e por aí vai... tanto para frente, quanto para trás, você conseguirá ver a comunicação interna, em qualquer ramo, nicho ou segmento que apontemos como exemplo, ou seja, no mundo!
A comunicação interna nasceu da necessidade de um grupo, exército, milícia, governo, instituição, empresa ou organização transmitir para seus integrantes, hoje denominados colaboradores, suas idéias, expectativas, necessidades e direção. Há uns seis ou sete anos atrás, não me recordo, talvez mais, talvez menos, Saul Bekin lançou seu livro sobre endomarketing tornando conhecida e aclamada a, vulgo, "comunicação interna".
Mas o que é, de fato, a comunicação interna? No meu modo de ver... como profissional da área, há mais de 13 anos, comunicação interna é toda e qualquer interação voltada ao público interno de um grupo, institução, empresa, ornazinação etc., ou seja, toda e qualquer comunicação a ser transmitida para um público de um mesmo núcleo.
A comunicação interna não é um tema tão recente assim, como todos pensam. Durante séculos as monarquias comunicavam-se con seus subalterbos; as indústrias passam suas circulares e faziam reuniões para discutir os próximos passos, e esses, deviam ser retransmitidos a seus subalternos... e por aí vai... tanto para frente, quanto para trás, você conseguirá ver a comunicação interna, em qualquer ramo, nicho ou segmento que apontemos como exemplo, ou seja, no mundo!
A comunicação interna nasceu da necessidade de um grupo, exército, milícia, governo, instituição, empresa ou organização transmitir para seus integrantes, hoje denominados colaboradores, suas idéias, expectativas, necessidades e direção. Há uns seis ou sete anos atrás, não me recordo, talvez mais, talvez menos, Saul Bekin lançou seu livro sobre endomarketing tornando conhecida e aclamada a, vulgo, "comunicação interna".
Mas o que é, de fato, a comunicação interna? No meu modo de ver... como profissional da área, há mais de 13 anos, comunicação interna é toda e qualquer interação voltada ao público interno de um grupo, institução, empresa, ornazinação etc., ou seja, toda e qualquer comunicação a ser transmitida para um público de um mesmo núcleo.
EU QUERO, VOCÊ QUER E TODO MUNDO QUER
O que faz as pessoas interagirem? Com certeza algo em comum, certo!?!?
Normalmente a gente não costuma se relacionar com pessoas que não tem nada a ver com o que pensamos ou da forma que vemos a vida... salvo é claro no trabalho... aí é uma espécie de "obrigação". Mas tem aquelas pessoas abençoadas que conseguem trabalhar com o que gostam, aí é "prato cheio" pra quem tem fome. Uma combinação perfeita!!!!
No curso aprendemos que o que leva uma pessoa a acessar direto um blog, em primeiro lugar, é o assunto, tema, objeto etc. como queira chamar. Falar de assuntos que sejam comuns com a comunidade virtual do blog.
Outro fator que leva uma pessoa a ser leitora assídua de um blog é a atualização. Um blog atualizado gera a curiosidade do "o que vem mais para frente".
Em terceiro lugar e, ao mesmo tempo, junto com os dois primeiros, vem a resposta. É sim! Blog é um canal de relacionamento, e alguém aqui já viu relação sem conversa? Quem nunca discutiu a relação??? O debate é o que esquenta o blog! Como se fosse aquela pimentinha que arde, mas é muito gostosinha de comer.
Aí... não mais que prontamente, vem as estratégias de marketing... ou seja, a prostituição mesmo; o famoso "pegar trouxa"... ahaaaaaaaaaaa! Tava calminho esse papo, né?!
Ok, ok... mas o que é que tem?!?
Vamos lá:
Normalmente a gente não costuma se relacionar com pessoas que não tem nada a ver com o que pensamos ou da forma que vemos a vida... salvo é claro no trabalho... aí é uma espécie de "obrigação". Mas tem aquelas pessoas abençoadas que conseguem trabalhar com o que gostam, aí é "prato cheio" pra quem tem fome. Uma combinação perfeita!!!!
No curso aprendemos que o que leva uma pessoa a acessar direto um blog, em primeiro lugar, é o assunto, tema, objeto etc. como queira chamar. Falar de assuntos que sejam comuns com a comunidade virtual do blog.
Outro fator que leva uma pessoa a ser leitora assídua de um blog é a atualização. Um blog atualizado gera a curiosidade do "o que vem mais para frente".
Em terceiro lugar e, ao mesmo tempo, junto com os dois primeiros, vem a resposta. É sim! Blog é um canal de relacionamento, e alguém aqui já viu relação sem conversa? Quem nunca discutiu a relação??? O debate é o que esquenta o blog! Como se fosse aquela pimentinha que arde, mas é muito gostosinha de comer.
Aí... não mais que prontamente, vem as estratégias de marketing... ou seja, a prostituição mesmo; o famoso "pegar trouxa"... ahaaaaaaaaaaa! Tava calminho esse papo, né?!
Ok, ok... mas o que é que tem?!?
Vamos lá:
- Escolher para o título ou tag do seu blog palavras que estão em alta na internet. Algo como "melancia". Que até pouco tempo estava entre as primeiras palavras mais procuradas na net. É só colocar: http://melanciacyber.blogspot.com/ e pronto!!!!! Com certeza estará no top da lista de procura. Ou apenas no tag de pesquisa. Quando você monta um blog, na construção o sistema pede uma palavra para a tag. coloca sex, ou sexo, ou melancia... e por aí vai!
- Conseguir que seu blog esteja como link na maior quantidade de blogs possíveis. Acredite, isso te dá "ibope" e você acaba sendo "clicado" uma série de vezes.
- Mandar seu endereço para um monte de gente e pedir pelo amor de Deus, acesse!!!! Ok, ok... mandei para algumas pessoas, mas foram só 5, isso não dá "ibope"!
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