Implantada a cascata de uma reunião...para os leigos, cascata, neste caso, não é mentira, mas sim a disseminação de informações (Top/Dow). Quando ligo para o gestor para saber como foi sua divulgação, heis que recebo a seguinte resposta: "Não divulguei, e informei para meus superiores... penso que essas informações dizem respeito só a mim, gestor!".
E o que é que tem!?! Você pensa que esse é o pensamento do gestor que me deparei? Engano seu! Os gestores selecionam informações... o que deve e o que não deve ser passado para suas equipes... aliás, é exatamente por isso que existem as comunicações internas...para levar aos colaboradores de uma empresa a voz da empresa... independente do que pensam seus gestores.
De acordo com o gestor em questão, saber que sua loja estava como estoque estourado, abarrotado, que a ruptura de sua loja era alta e outras informações discutidas numa reunião geral, não era de importância de seus funcionários... agora eu pergunto: se não é. É de interesse de quem, as preocupações da empresa? O que é discutido em grandes reuniões, as grandes preocupações da empresa, são problemas de quem? de seus acionistas?
Acredito que aqui cabe uma força e resistência do RH em treinar suas lideranças em comunicação... um time joga conhecendo território, adversário, pontos forte e fracos...