Depois de muito estudar e analisar blogs corporativos, sabemos os principais vícios e formas de como não se fazer um. Em posts anteriores falei a respeito e trouxe algumas opiniões de pessoas renomadas no assunto.
Hoje, lendo o blog do Livro Blog Corporativo, escrito por Fabio Cipriani, encontrei um post muito mais últil para aqueles que querem fazer a diferença nesse mundo ainda em formação. O legal do post, que coloco na íntegra abaixo, é que Fábio, mais do que criticar os grandes erros, coloca sugestões de como fazer para se destacar.
Sabemos que um blog é um bate-papo diário, semanal ou mensal entre uma pessoa ou empresa, e por mais que seja uma empresa, ela toma a característica de indivíduo neste caso, no qual se fala abertamente sobre opiniões que se tem a respeito de um determinado tema (seja ele um produto, ideal, serviço, tendência, fofoca etc.). Aí, logo de cara, já conseguimos identificar o principal erro de um blog corporativo: em geral, ele é uma mídia de propaganda e release.
O que as empresas e profissionais da área precisam identificar é que essa ferramenta é aberta, despojada, e deve ser a interface de um diálogo simples entre a empresa e seus seguidores, no qual todos (empresa e visitantes) sintam-se à vontade para debaterem sobre valores, produtos, tendências, reclamações, fofocas, inovações, estudos, enfim, sobre tudo o que ela faz, pensa e faz parte. E o que é que tem!?! Confira você mesmo...
"17 formas de encontrar assuntos interessantes para seus posts corporativos
Uma listinha boa para um brainstorm de idéias para o próximo post do seu blog corporativo. Como peguei só a essência da sugestão, recomendo a leitura do post completo no Bloghound (minha fonte para esse post).
1. Comentando conferências e encontros
2. Novos estudos e resultados de pesquisas
3. Vídeos no YouTube (Acho que linkar vídeos por linkar não vale. Tem que comentar e acrescentar ao conteúdo)
4. Recomendações de livros
5. Notas ou emails de clientes, funcionários e parceiros (Confirme primeiro se a pessoa aceita ser comentada no seu post).
6. Histórias sobre pessoas / personalidades
7. Visões e opiniões sobre notícias
8. Jantares / reuniões com clientes
9. Faça uma entrevista com alguém
10. Compartilhar dicas e melhores práticas de gestão
11. Compartilhar uma apresentação
12. 10 coisas que me surpreendem sobre… ou qualquer outro top 10 relevante
13. Comente sobre outras empresas elogiando e colocando seu ponto de vista em evidência
14. Use metáforas para explicar temas relacionados a seus negócios
15. Teça críticas construtivas a terceiros e artigos
16. Assuma um dos lados de um ponto de vista que divida o mercado onde sua empresa atue
17. Resultados históricos (soluções de problemas)" (blog do livro Blog Corporativo)