sexta-feira, 6 de março de 2009

AFINAL, O QUE FAZ AS PESSOAS LEREM E ACOMPANHAREM UM BLOG CORPORATIVO?

Essa é a grande questão!!!

Depois de muito estudar e analisar blogs corporativos, sabemos os principais vícios e formas de como não se fazer um. Em posts anteriores falei a respeito e trouxe algumas opiniões de pessoas renomadas no assunto.

Hoje, lendo o blog do Livro Blog Corporativo, escrito por Fabio Cipriani, encontrei um post muito mais últil para aqueles que querem fazer a diferença nesse mundo ainda em formação. O legal do post, que coloco na íntegra abaixo, é que Fábio, mais do que criticar os grandes erros, coloca sugestões de como fazer para se destacar.

Sabemos que um blog é um bate-papo diário, semanal ou mensal entre uma pessoa ou empresa, e por mais que seja uma empresa, ela toma a característica de indivíduo neste caso, no qual se fala abertamente sobre opiniões que se tem a respeito de um determinado tema (seja ele um produto, ideal, serviço, tendência, fofoca etc.). Aí, logo de cara, já conseguimos identificar o principal erro de um blog corporativo: em geral, ele é uma mídia de propaganda e release.

O que as empresas e profissionais da área precisam identificar é que essa ferramenta é aberta, despojada, e deve ser a interface de um diálogo simples entre a empresa e seus seguidores, no qual todos (empresa e visitantes) sintam-se à vontade para debaterem sobre valores, produtos, tendências, reclamações, fofocas, inovações, estudos, enfim, sobre tudo o que ela faz, pensa e faz parte. E o que é que tem!?! Confira você mesmo...

"17 formas de encontrar assuntos interessantes para seus posts corporativos


Uma listinha boa para um brainstorm de idéias para o próximo post do seu blog corporativo. Como peguei só a essência da sugestão, recomendo a leitura do post completo no Bloghound (minha fonte para esse post).

1. Comentando conferências e encontros

2. Novos estudos e resultados de pesquisas

3. Vídeos no YouTube (Acho que linkar vídeos por linkar não vale. Tem que comentar e acrescentar ao conteúdo)

4. Recomendações de livros

5. Notas ou emails de clientes, funcionários e parceiros (Confirme primeiro se a pessoa aceita ser comentada no seu post).

6. Histórias sobre pessoas / personalidades

7. Visões e opiniões sobre notícias

8. Jantares / reuniões com clientes

9. Faça uma entrevista com alguém

10. Compartilhar dicas e melhores práticas de gestão

11. Compartilhar uma apresentação

12. 10 coisas que me surpreendem sobre… ou qualquer outro top 10 relevante

13. Comente sobre outras empresas elogiando e colocando seu ponto de vista em evidência

14. Use metáforas para explicar temas relacionados a seus negócios

15. Teça críticas construtivas a terceiros e artigos

16. Assuma um dos lados de um ponto de vista que divida o mercado onde sua empresa atue

17. Resultados históricos (soluções de problemas)" (blog do livro Blog Corporativo)

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