quarta-feira, 15 de outubro de 2008

UMA FORMA HUMANA DE SE APLICAR UMA MISSÃO

A Bombelêla é uma instituição de dança, sem fins lucrativos, criada em 1995. Seu criador, Mark Van Loo, é um amigo de infância muito querido meu. Mas não é por este fato que escrevo sobre a Bombelêla.

Sempre ouvi Mark falando de seu trabalho, mas ele sempre foi deveras modesto. O trabalho dessa instituição de dança é claro e muito bem definido, conforme sua própria missão traduz: "Contribuir para a melhoria de Qualidade de Vida de crianças, jovens, adultos e pessoas com deficiência, por intermédio da dança, promovendo saúde, bem-estar social, entretenimento, artístico e geração de renda, dentro de um ambiente que valoriza o ser humano em sua ampla diversidade de características". (http://www.bombelela.com.br/bombelela/)


E o que é que tem!?! Tem que a Bombelêla é um exemplo de missão cumprida, conforme programa exibido na Record (http://br.youtube.com/watch?v=CTwuOqD4zZ4).

MISSÃO: SUA RAZÃO DE EXISTIR

Sempre falamos de Missão, Visão e Valores, mas sinto que há um vazio, toda vez que empresas ou instituições tentam disseminar isso tudo. Em geral, vemos planos de comunicação, campanhas com etapas a serem cumpridas, peças com layout bonito e colorido, workshops elaboradorados, e tudo isso para disseminar aquilo que é tão simples de se fazer.

A comunicação é importante sim, mas como fator estratégico de ação e não como uma campanha, ação, ou peças publicitárias isoladas e distintas. Cabe a comunicação ajudar no discernimento das das ações a serem conduzidas.

O fator de sucesso de um planejamento estratégico bem sucedido está na coerência entre discurso e ação. Aliás, é para isso que desenhamos uma missão, o real motivo da existência da empresa. A pergunta a ser fazer é: Para que mesmo que eu existo? Respondida essa pergunta, traçamos os valores... baseado em quê, executo meu papel nessa missão? O passo seguinte é simples, aonde exatamente quero chegar daqui uns 5 ou 10 anos? Respondida essa última pergunta, você tem sua Visão.

Mas só isso não basta. Assim como não basta espalhar interna e externamente que você existe para promover Qualidade de Vida, por exemplo, quando seu serviço ou produto não promove. E não basta colocar humildade ou equidade em seus valores, quando há brigas de egos, e diferenças nítidas nas relações de sua empresa. E nem preciso dizer que se sua Visão foi traçada com base em missão e valores incoerentes, nunca chegará aonde pretende. Com certeza estará sempre apagando incêndios de crises de comunicação, denúncias etc.

E o que é tem!?! Tem que se a comunicação conseguir atuar de maneira estratégica, ajudando as áreas a conduzirem suas atividades com base na real razão de existir da empresa não precisará de campanhas mirabolantes. Apenas precisará criar uma assinatura que carimbe as ações COERENTES. O resto, é percebido naturalmente.
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