sexta-feira, 8 de agosto de 2008

PIRLIM PIMPIM E SHAZAMMMMMMMMMM: "LIKE MAGIC"!


Às vezes tenho a impressão que, todo dia quando acordo, visto minha túnica e chapéu PONTUDO preto, arrumo minha bolsa com pós e coisinhas mágicas, e vou trabalhar... e o que é que tem!?!

Tem que as pessoas não tem é idéia do que é comunicação interna! Toda reunião em que um ser que faz comunicação interna aparece, a impressão que dá, é que você fará o grande milagre: comunicação! Pronto! Já tá tudo resolvido... esse ser soltará cartazes, folhetinhos e tá tudo certo: "like magic"!!!! Dá para crer nisso!?!

Sexta-feira passada estive numa reunião com um gestor de planejamento estratégico. O cara sentou, explicou seu trabalho que, de fato, era bom. Só não era perfeito porque ele esqueceu um único item que a gente aprende em gestão de projetos: a comunicação. E não estou falando de campanha não. Estou falando daquela etapa do processo em que se dissemina a informação. Em que se diz para quem vai fazer, o que fazer.

Todo processo de reestruturação, gestão de projeto, gestão de mudança etc., tem no meio de tantos outros tópicos do checklist a comunicação. Eu juro pra você! Pegue qualquer planejamento desses e verá lá, em uma das atividades meio, a tal comunicação. Que não precisa ser nada elaborado, as vezes a famosa comunicação face a face resolve tudo!

Ok, ok... e o que é que tem!?! Bom, tem que estava eu lá sentada e o cara falando, até que ele olha pra mim e diz: então o que podemos fazer? Fiquei pensando cá com meus botões: o cara desenvolveu um planejamento de estruturação de processos, bateu na porta de uma série de áreas, pediu que lhes contassem como realizam suas atividades; criou indicadores; implantou estagiários para alimentar planilhas de status de ação dentro de áreas, pessoas dele... legal, e só contou isso para a diretoria e algumas gerências. Vai dar certo sim! Ú!

Em primeiro lugar, respondi eu, temos que informar para essas pessoas todas o que está acontecendo dentro da empresa e na sequência, o por quê isso tudo está acontecendo. Isso, na minha opinião, já deveria ter sido feito por comunicados internos. "Helloooooooooooooo", será que é difícil para as grandes cabeças entenderem, que não se cobra e nem se espera nada de ninguém que nem ao menos sabe o que está havendo?!?!?!?

Não é uma questão de eficácia ou eficência; resistência a mudanças; ou até cultura... é uma questão de conhecimento, respeito, senso de participação ou co-responsabilidade. Cabe aqui uma única pergunta: onde estava o RESPEITO e a TRANSPARÊNCIA da organização quando resolveu impactar as atividades de seus colaboradores, sem nem ao menos ter a dignidade de lhes contar algo?

Qual deveria ser o comprometimento de um colaborador com um planejamento assim, se quando a organização resolve informar, as coisas já aconteceram? A rotina, o dia-a-dia desse colaborador já foi brutalmente impactado. O coitado já viu movimentos, aguçou seus instintos de defesa e medo; os formadores de opinião já disseminaram todo o ruído que conseguiram captar ouvindo um aqui e outro alí... vendo uma coisa aqui e outra lá. E mais, a rádio peão já está à toda, com versões e mais versões dos "fatos". Aí, posso concordar, só MÁGICA resolve mesmo!
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.