quinta-feira, 14 de agosto de 2008

JORNALISTA COM BIRRA DE JORNALISTA?!

A matéria que mais curti na Universidade de Comunicação Social foi linguagem. Através dela abri meu mundo, meu horizonte, meu olhar, minha vida. E foi através mesmo!!!!!

Brasileiro é bicho besta, cheio de dizer que no Brasil fala-se uma única língua, o único país no mundo em que tudo é igual. "Patavinas"!

O Brasil é um país como tantos outros, repleto de dialetos. Até o dicionário rende-se ao popular!

Tudo bem que tem um certo tempo que não se mudam as regras, mas vamos lá caros amigos "jornalistas e letristas" (entendem-se letrista = profissional de letras)... o que é a comunicação afinal?

Uma aula de língua portuguesa ou a arte de saber fazer comunicação? Se todos os profissionais de comunicação seguissem à risca a ortografia da nossa língua, e ainda, a cultura... ninguém entendia nada! Salvo os advogados e a velha nata da aristocracia brasileira. E esta última, sinto em dizer, está indo embora nos velórios dos queridos e memoráveis célebres.

A pergunta aqui é a seguinte: se comunicação significa: Etimologialat. communicatìo,ónis 'ação de comunicar, de partilhar, de dividir'... por que é que precisa ser para poucos?

É sim, para poucos, uma vez que não são todos, aliás é a minoria que fala o português corretamente. Mas jornalista precisa ser íntegro, né! Sim, concordo! Com a notícia, com a ética, com o respeito ao seu público... agora, se a gente pode simplificar, por que querer ser distinto ao todo?

Estive numa reunião hoje que me fez pensar... em meio à conversa, uma pessoa disse: "Bom, dicionário hoje é o google... porque se a gente quiser saber se girafa se escreve com um "F" ou dois, basta digitar no google e se 2 milhões de retornos for com dois "F" e 2 mil for com um "F"... Bom, girafa escreve-se com dois "F"!".

E ai eu pergunto: E o que é que tem!?!
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.