quarta-feira, 6 de agosto de 2008

COMBO 1, 2 E 3... FAÇA SEU PEDIDO


E aí, o que vai ser? Combo 1, 2 ou 3?

E o que é que tem!?! Tem que de médico e louco, todo mundo tem um pouco. Agora de comunicação, todo mundo entende tudo!!! É imprescionante!
Se, algum dia na sua vida, você for trabalhar em comunicação interna, essa será sua realidade. Eu explico!


É muito comum, principalmente depois que as demais áreas de uma empresa acostumam-se com a "incomodável Comunicação Interna", a gente virar uma espécie de MC Donald's ou Habibis. O trabalho todo começa devagar, árduo em alguns casos. Muita resistência, argumentações etc. Até que a Comunicação Interna implanta a quarta ou quinta ação, metodologia ou campanha de comunicação.

Pronto! O caos de todo comunicólogo está feito. As áreas, os gestores das áreas, vem e fazem seus pedidos. Algo como: eu quero um cartaz, um folheto, um e-mail marketing... deixa eu ver o que mais....
De verdade, se comunicação interna fosse isso, não seriam jornalistas os principais gestores dessas áreas, seriam publicitários, designer, desenhistas, grafiteiros!!!!

A comunicação não é peça públicitária. Comunicação Interna é uma área estratégica, é inteligência que cria estratégias, táticas de atuação. É claro que todos os profissionais de comunicação são! Por isso precisamos de publicitários, designers para usar a inteligência e materializar, da melhor maneira possível, o plano estratégico traçado para cada ação. E Comunicação Interna não é, nem de longe, uma série de canais (jornal, boletins, folhetos, mural, intranet etc.) implantados. E o que é que tem!?! Tem que os canais de comunicação são apenas possibilidades, assim como metodologias de comunicação (reuniões, encontros, eventos, radares, apresentações etc.), como campanhas (motivacionais, incentivo, educacionais, culturais etc.).


E ai? O que vai ser? Combos ou estratégias?
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.