terça-feira, 4 de maio de 2010

CUIDADOS COM A PUBLICIDADE DE EGO COPORATIVO NA COMUNICAÇÃO


Todos aqui que trabalham ou já trabalharam com comunicação corporativa ou interna, que atirem a primeira pedra se não se depararam, um dia, com Diretores ou Gerentes, de áreas diversas, que sempre querem aparecer nas fotografias, murais, jornais internos ou cartazes. E aqueles então, que querem contar suas proezas de impacto irrelevante para os colaboradores da empresa? Figuras carimbadas!

Fazendo um raciocínio bem prático, o que acaba acontecendo com jornais internos, canais de TV e todo o material de comunicação interna quando se faz "publicidade de ego corporativo" é ser ignorado e repudiado pelos colaboradores. Veja, a empresa perde a grande oportunidade de manter um elo, um canal com sua gente! Participo de um programa de reconhecimento de atendimento, e toda vez que temos que fotografar o colaborador que se destaca por um excelente atendimento, lá está seu chefe imediato e seu diretor, ambos sorrindo para aparecer na foto...E o que é que tem!?! Simples, quem foi que se destacou mesmo????? A quem queremos reconhecer e deixar como exemplo???? O colaborador! Ah, tá!

Outro processo de comunicação comum, que acaba dando efeito "publicidade de ego corporativo" no resultado da comunicação, é a mania que algumas empresas têm de dar boas-vindas aos gestores que entram na empresa... alguns colocam até foto do novo gestor, para que todos na empresa saibam quem ele é e o que fez da vida... gente, vamos lá! Já vivi uma situação assim também, os comentários que isso gera são hilários...

Agora vem cá, existe uma coisa chamada INTEGRAÇÃO DE LIDERANÇAS, na qual o novo gestor que entra na empresa é apresentado aos gestores das principais áreas administrativas e nessa apresentação, cada gestor responsável ou pessoa designada por ele, informa quais as funções da área. Se formos analisar, estão feitas as apresentações, uma vez que um gerente / diretor precisa ser conhecido por estes outros líderes e seus colaboradores imediatos.

E o que é que tem!?! Tem que para o colaborador e para a empresa gestores são reconhecidos pelo excelente salário e bônus que recebem ao darem resultados. E se forem expostos perante a empresa inteira por isso, estaria perfeito o reconhecimento. Mas, de resto, os canais de comunicação e programas de reconhecimento devem visar à base da empresa, aqueles que ficam na ponta e no meio da pirâmide, fazendo a empresa funcionar e dar resultados.

Toda empresa é igual, mas é pensando exatamente nisso que digo: a comunicação de uma empresa não serve para suas lideranças fazerem autopromoção de suas vidas profissionais ou jobs. Colaboradores querem saber de si, de seus colegas, de pessoas como eles, que trabalham e fazem algo que realmente é diferencial nos resultados do dia a dia. Querem saber de informações da empresa, mercado onde estão inseridos e como fazem para serem melhores no seu segmento e no seu trabalho. Querem saber de seus benefícios, direitos e deveres. Como crescerão junto com a empresa. E querem saber o que o dono ou acionistas estão pensando, qual o futuro. E a comunicação serve para deixar a empresa uniforme em linguagem, diretrizes, conhecimento e alinhamento!
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