segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Quem faz blog corporativo?

Estava lendo o blog do Fábio Ciapriani e em um dos posts encontrei essa pergunta como título: "QUEM FAZ BLOG CORPORATIVO?". Já venho escrevendo aqui sobre os blogs corporativos, um dos meus temas de pesquisas atualmente... e Fábio diz "Não é um departamento, é uma pessoa. Um ou mais blogueiros. E blogueiro é alguem que tem afinidade com a blogosfera, escreve, lê e responde comentários e estabelece um diálogo. Departamentos não fazem isso. Estão muito ocupados no ciclo gestão e busca por resultados. Departamentos no máximo suportam o blogueiro com sugestões e direcionamento. Será que agora fica claro porque o blog humaniza a empresa? Se nessa altura alguém perguntar: ok Fábio, é uma pessoa, então pode ser um jornalista, certo? Resposta: Sim, pode ser um jornalista, mas só se ele for um blogueiro.".

Ratifico sua resposta, até nas vírgulas e assino embaixo. Tenho visto jornalistas, assessores de imprensa debatendo-se para escrever um blog corporativo. Em alguns casos, o profissional não sabe nem o que escrever ou colocar em pauta, como dizem. Como é que se pode estabelecer um relacionamento se não se sabe o que dizer? Oras, e o que é que tem!?! Tem que a resposta é mais simples do que se imagina: fale sobre os seus valores, seus objetivos, o que sua empresa pensa, no que vem trabalhando, abra espaço para que seus profissionais possam expressar sobre o que fazem todos os dias, quais são seus produtos, quais são seus diferenciais, o que s eu público-alvo deveria saber?

Abra espaço para que seu público converse com você. É fato: um jornalista pode escrever um blogue, desde que seja um blogueiro, porque assessores de imprensa falam com a imprensa e não com pessoas; jornalistas denunciam fatos; marketeiros vendem, mas só pessoas normais, simples, falam com pessoas. E nesse ponto, a técnica só atrapalha!
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.