quarta-feira, 15 de abril de 2009

RESPOSTA DA CATHO REFERENTE ÀS RECLAMAÇÕES DO SITE

Temos que ser justos e, mais ainda, temos que dar espaço para todos terem voz. Afinal, é isso o que prega o jornalismo, a liberdade de expressão. Quem sabe assim, aprendemos como trabalhar melhor com os sites de emprego.

Abaixo coloco a resposta da Catho.com, site de empregos pago, do qual faço parte desde 2006 e, até o momento, nunca fui chamada para nenhuma oportunidade de emprego do site.


"Prezada Solimar.

Recebemos sua mensagem referente à falta de retorno das empresas contratantes.

Entendemos sua preocupação com a falta de retorno e, por isso, indicaremos alguns meios que podem aumentar suas possibilidades de retorno através do site.

Esclarecemos que o contato entre o profissional (assinante do site) e as empresas que anunciam vagas ou pesquisam currículos no site é direto.

A Catho Online não participa do processo de recrutamento e seleção de candidatos. A condução do processo, bem como as exigências ao profissional são feitas diretamente pelas empresas, cabendo a elas um retorno aos profissionais ou contratação dos mesmos. Ela investe seus recursos em produtos e serviços exclusivos que deverão facilitar a busca por um emprego e, consequentemente, aumentar as chances dos assinantes atingirem seus objetivos profissionais. No entanto, temos a função de oferecer aos nossos assinantes algumas ferramentas que facilitarão sua busca por uma nova oportunidade e a obrigação de garantir que vagas reais e de empresas idôneas estejam à sua disposição.

Sobre as VAGAS:

Para obter um resultado satisfatório na busca por uma nova oportunidade, o acesso ao site da Catho Online para busca de vagas e o envio de currículo às vagas deve ser constante.

Constatamos, através de sua área de Assinantes, que a Sra. está cadastrada em nosso site desde 14-11-2006, no entanto desde 02/02/2009 a Sra. e enviou seu currículo para 15 vagas, sendo este um número baixo de envios.

Ao realizar uma busca de vagas no site, notamos que há 163 vagas de Jornalismos no estado de São Paulo. Por isso, é importante fazer buscas de vagas e ter cuidado ao responder os questionários de pré-seleção que vêm junto às vagas, pois estes têm a função de auxiliar na triagem de currículos. Para visualizar estas vagas, clique no link http://v.catho.com.br/buscar/empregos/index.php?State=resultado&search_type=3&logTipoId=3&fromForm=1&select_obj=&q=&how_search=2&where_search=1&savedFlagField=1&select_obj=&perfil_id=1&area_id[]=53&pais_id=31&estado_id=25&regiao_id=-1&inputDate=-1&faixa_sal_id=-1&porte_id=-1&capital=-1&visualizadas=0&x=180&y=9 ou siga os procedimentos:

- Acesse o site da Catho Online: www.catho.com.br;

- Clique em “Buscar Empregos Grátis”;

- Utilize a opção “Ver vagas GRATUITAMENTE!”. Basta inserir o seu e-mail e clicar em “Continuar a ver vagas”;

- Escolha o tipo de busca de vagas desejado (Palavra-Chave, Simples ou Avançada);

- Inclua as informações referentes à sua área e clique em “Buscar Vagas”.

Ressaltamos ainda que, para auxílio à divulgação do currículo, disponibilizamos aos assinantes algumas ferramentas exclusivas, tais como o Cadastro Catho, Classificatho, Diretório de Vagas e Consultoria Virtual, disponíveis na área de Assinantes.

- Cadastro Catho: banco de dados com mais de 140 mil empresas e 430 mil executivos para a Sra. entrar em contato diretamente e concorrer a oportunidades não divulgadas pelas empresas em nosso site;

- Classificatho: acesso a milhares de anúncios de emprego dos principais jornais do Brasil que disponibilizam classificados na Internet;

- Diretório de Vagas: mais de 4 mil links para oportunidades de emprego e estágio e para sites de empresas que aceitam currículos para avaliação;

- Consultoria Virtual: além dos serviços de divulgação e envio de currículo, oferecemos ainda, sem custos adicionais, um serviço personalizado para a orientação profissional. Trata-se do Consultor Virtual, em que profissionais especializados na área de recursos humanos estão à sua disposição para esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalho, processos seletivos, falta de retorno das empresas contratantes e outros assuntos relacionados a emprego e carreira.
Para entrar em contato com um consultor virtual, acesse sua área de Assinantes e localize o link “Entre em contato com nossos Consultores Virtuais”.

Sobre seu CURRíCULO:

Acessamos seu currículo Profissional cadastrado no site e esclarecemos que há algumas estratégias baseadas em pesquisas de mercado que podem tornar seu currículo mais atraente. Sugerimos que realize as alterações em seu currículo:

Ordem dos campos
Sugerimos que elabore seu currículo seguindo a ordem abaixo:
- Objetivo: mencione o cargo e a área pretendidos;
- Síntese de Qualificações: cite as principais qualificações/conhecimentos, adquiridos ao longo da vivência profissional;
- Formação Acadêmica: cite o curso, nome da instituição em que o realizou e ano de conclusão, em ordem cronológica inversa;
- Idiomas: mencione os idiomas e nível de conhecimento que possui (somente se o nível for Intermediário ou Fluente);
- Histórico Profissional: mencione o nome das empresas nas quais trabalhou, período, cargo ocupado e suas atribuições;
- Cursos: destaque os cursos relacionados à sua área e nomes das instituições em que os realizou;
- Informática: cite os conhecimentos nesta área.

Experiência Profissional

Além do nome da empresa e do cargo ocupado, insira o período de atuação em cada uma de suas experiências. Essa informação é importante para que os selecionadores avaliem seu tempo de atuação na área de interesse.

Para realizar estas alterações no currículo, siga os procedimentos:

- Acesse o site da Catho Online: www.catho.com.br;

- Acesse com o login e senha cadastrados sua área de Assinantes;

- Clique na aba “Seus Anúncios de Currículo”;

- Clique em “Alterar”, a frente do currículo desejado;

- Realize as alterações necessárias e clique em “Continuar”;

- Verifique se está tudo correto e clique em “Concluir Alteração”.

Análise de Currículo e Elaboração

Além disso, caso desejar adquirir um serviço diferenciado e focado em seu currículo, sugerimos os nossos serviços de Análise ou Elaboração de seu currículo.

Informamos que a "Análise de Currículo" é um serviço que visa auxiliar na confecção de um currículo atraente ao selecionador. Nesse serviço, um consultor especializado em mercado de trabalho e gerenciamento de carreira faz uma revisão de seu currículo avaliando todos os tópicos e indica a melhor forma de apresentar seus conhecimentos, focando nos requisitos mais apreciados para cada cargo e área profissional. Para conhecê-lo, clique aqui!

Comunicamos que a "Elaboração de Currículo" é um serviço voltado para a produção de um currículo eficiente e capaz de atrair os selecionadores. Esse serviço visa identificar as principais habilidades e pontos fortes de sua carreira, para elaborar um currículo claro e focado em seus objetivos profissionais. Para conhecê-lo, clique aqui!Permanecemos à disposição.

Atenciosamente.

Luiza Soares

Serviço de Atendimento ao Cliente Catho Online"

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.