Fuçando na internet, recebi um boletim em que o "Radar Esporte" fala sobre o programa de "sóciotorcedor" que o Palmeiras acaba de lançar... um programa de fidelização aos torcedores palmeirenses que dá vantagens aos sócios, embora mínimas até o momento, mas fundamentais: afinal, ser sóciotorcedor e não ter a vantagem do desconto em ingressos e acesso em primeira mão a jogos antes do povão, seria tiro no pé!
Olha o CRM entrando em ação novamente, o famoso clube de relacionamento entre marca, produto e cliente. Em se tratando de um time, que é uma verdadeira paixão para os brasileiros, esse relacionamento tende a ser mais "eloquênte", quase um amor passional. E não é atoa que Marcos, grande torcedor e ícone positivo do Palmeiras estava lá como garoto propaganda, recebendo seu título de sóciotorcedor no. 1.
Ponto positivo para o verdão que "ameaça" entrar no mundo etéreo do Branding e da Fidelização de seus torcedores. Mas, como o próprio "Radar Esporte" questiona: "Comprar o ingresso antes que todos e ter acesso garantido aos jogos (pagando ingresso, claro), inclusive aqueles de Libertadores, que com certeza irão lotar, é um bom motivo para você se tornar sócio?...Acho que os clubes devem pensar cada vez mais em consumidores e não em torcedores. Apesar do fanatismo, da paixão, do amor que existe nessa relação, são pessoas que investem tempo e dinheiro em marcas."
E o que é que tem? Também questiono... é pouco para um consumidor, ainda mais sendo aquele que ama, sofre, chore e briga pelo seu time. E... torcedores eles já são, logo os times de futebol tem um desafio maior que as marcas comuns... o de fazerem com que seus sócios-torcedores sintam-se especiais de fato, diferenciados dos demais, pois além do time do coração, são consumidores da marca. Corre atrás da bola verdão!