segunda-feira, 10 de agosto de 2009

STAKEHOLDERS O GRANDE DESAFIO DA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA


Não é de hoje que as empresas estão em busca de todas as partes interessadas em seu segmento. Estamo falando de clientes, é claro, de fornecedores, da comunidade, do governo, dos jornais etc., ou seja, de todas as pessoas e instituições que têm, de alguma forma, algum comprometimento com seu ramo ou trabalho especificamente falando.

Mas, porque razão uma empresa deveria se preocupar com alguém além de seus clientes? Simples... hoje em dia a famosa impressão pública conta e faz tendência. Além dela, temos os impactos que os produtos ou serviços causam, sem contar na imagem, a "boa impressão", que querem causar etc. E são eles, os stakeholders, ou vulgarmente chamados de "partes interessadas"que as empresas querem acompanhar, ouvir e falar, de maneira benéfica, é claro!

Existem vários estudos sobre o assunto e pessoas altamente qualificadas no ramo, mas o resultado será sempre o mesmo, criar um canal no qual as partes interessadas possam se expressar e também obter respostas às suas dúvidas. A comunicação corporativa das empresas estão sempre em busca de sanar as deficiências de comunicação com seus públicos...parece bem fácil mapear um segmento e todas as partes envolvidas no mesmo. Mas, não é!

Estive num trabalho desse tipo há uns meses atrás e hoje tive a oportunidade de ler o mini relatório de responsabilidade social da Unilever e achei uma resposta bem simples. Com todo louvor a Unilever tem mapeado todos os seus "stakeholders"e possui um canal de comunicação para cada um deles. Achei interessante exemplificar, pois serve de um belo benchmark para quem estiver interessado no assunto. E o que é que tem!?! Tem que ainda tem gente que acha que comunicação coporativa é simples, e, na verdade, não é não!
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