terça-feira, 5 de agosto de 2008

JORNALISTA - ASEXUADO, SEM VALORES OU CARÁTER!

E o que é que tem!?!? Calma, calma pessoas... sou jornalista lembra?

O título é para chocar mesmo... depois, só 3 pessoas acessam meu blog!(na,na,nananaaaaaaaaaaa... é errado gramaticamente colocar numeral de 1 a 10... escreve-se por estenso... viu! Mas é mais prático, rápido e a gente tem que se adequar ao canal! rs)

Deixa eu explicar. Semana passada estava assistindo ao programa Roda Viva, na Tv Cultura. A Lillian Wite Fibe estava tremendamente incomodada com o merchandising que o jornalismo, não sei aonde, está fazendo e questionou a ética na profissão. Todo aquele papo que, cá pra nós, só existe nos grandes idealistas e, velhos jornalistas.

Lillian argumentava que hoje o jornalismo é comercial, que perdeu sua relação com a ética, como pregavam o "estado e a igreja". Ok, ok... e o que é que tem!?! Tem que é uma expressão que sempre se diz em jornalismo quando algo não se mistura, como não se funde estado e igreja, em função de suas bases e ideologias. E é assim que é vendido mesmo.

Quando se entra na faculdade de jornalismo você tem um choque. Eu sei, experimentei 4 anos disso. No primeiro ano você acha que vai abrir mão de tudo, pintar a cara e sair por aí denunciando, gritando e escrevendo a verdade doa a quem doer. A gente entra uma espécie de crise de indentidade! Ainda mais eu, que estava inserida no meio corporativo, me acha a verdadeira "prostituta". (entendam, que se vende por grana, só!)

Passados os dois primeiros anos, vem o amadurecimento também, a gente encara a verdade e deixa para a história as grandes personagens, pessoas que realmente nasceram para mudar fatos, como Vladimir Erzog, Chico Lopes etc.

Mas esse não é o "X", o grande "XYZ" é a seguinte pergunta: jornalista não é gente?

Se é, consome, compra, usa marcas, tem idéias, partido, valores e preferência sexual, cor favorita, signo, amigos de infância certos e errados, bebe, fuma, faz cagadas, se confunde no português, erraaaaaaaaaaaaaaa, interpreta de acordo com seus valores, faz coisas que não gosta quando está trabalhando, vive graças ao capitalismo, tem barracos em casa, tem depressão, ama, apaixona-se, tem inseguranças etc. certo?! Bom, eu tenho!

Se um jornalista é gente, como todo mundo... tem preferências, usa marcas, tem estilo e dita tendências, quer tenha ética de ser imparcial ou não.

IMAGEM INTERNA E EXTERNA


O universo da comunicação integrada ou a era do Branding ainda está loge, muito longe de ser algo real. Mas existem aqueles que são pioneiros e esforçam-se para caminhar na direção do futuro.

Algumas grandes organizações conseguem, mesmo nos dias de hoje, em que tudo se confunde, alinhar e integrar todas as áreas de uma empresa para que sua imagem externa seja a mesma que a interna. Mas, qual a diferença da imagem interna e externa?

A imagem interna é a soma das percepções dos colaboradores de todas as atividades exercidas no dia-a-dia de uma empresa, versos o discurso que a mesma pratica. Muitas empresas não perceberam ainda que seus colaboradores (funcionários, terceiros, estagiários, fornecedores etc.) também são, se não são seus maiores fãs ou inimigos. São seus principais clientes! Estão diretamente ligados à realidade, a verdade nua e crua do que, de fato, elas servem ou produzem.

Estamos falando de credibilidade, a imagem de uma organização pode, e é abalada pela imagem que seus colaboradores expressam para seus amigos, colegas de curso, academia, familiares, conhecidos... na era da informação, é comum tudo que não presta dar câncer nos spans da vida!

E imagem imagem externa, o que é que tem?!? A imagem externa é o rótulo do produto, o comercial da tv, a ação promocional, o atendimento, o objeto concreto que eu uso, consumo ou contrato. Menos importante? De maneira nenhuma, é o que gera "grana"! Por isso é tão trabalhado. Temos, em qualquer organização ou quitanda da esquina uma ação de marketing. Seja uma promoção, seja uma alteração de embalagem, seja a excelência do atendimento.

Estamos falando também de credibilidade, a imagem que a organização gera em seus clientes e que pode ser abala, apesar dos milhões de orçamento em marketing com ações de relacionamento, levo 3 e pague 2, do melhor atendimento do mundo, pela opinião sincera, um fato contato por um amigo, colega de curso, academia, familiares, conhecidos... e também pode dar câncer nos spans da vida, principalmente se a fidelização desse amigo, conhecido ou parente for maior que o resultado dos milhoes empregados em marketing.

Logo chegamos à conclusão que: imagem interna e externa são importantes, relevantes e têm tanta importância para os negócios, que é por isso que inúmeras organizações estão investindo em profissionais que trabalhem integradamente para que a imagem interna e externa de uma organização seja "una".

MAS É DE RH OU COMUNICAÇÃO INTERNA?


Ó dúvida infeliz, mas presente e encarnada nas empresas hoje em dia. O que é papel de comunicação interna, e o que é papel de RH?????


Para mim parece tão simples, como água e vinho... o problema tá aí!!!! Ainda se fosse água e óleo, pelo menos não se misturariam. e o que é que tem!?!


Tem que tá cheio de RH executando papel de comunicação interna, pior ainda... se é que dava para ficar pior! Já incluíram como uma das matérias em grades de cursos profissionalizantes. Quase caí pra trás o dia que ví uma conhecida montando planejamento de comunicação interna para a matéria que estudava na faculdade!!!! Como se não bastasse a confusão que o mercado está fazendo, o mundo acadêmico tá terminando de confundir.


Vamos "abrir o mar vermelho", quem sabe alguma alma lê, entende e consegue ver o divisor de água que existe numa profissão e na outra.


Uma área de comunicação interna, apesar de estar na área de Humanas, assim como tantas outras áreas, é uma atividade "meio" e não "fim". A comunicação interna deve zelar pela criação de ferramentas, imagem interna, soluções e linguagem/discurso de uma organização. Deve avaliar o fluxo de informação existente, onde existem gargalos que precisam ser abertos (onde a comunicação imperra), propor metodologias de comunicação, treinar em comunicação e garantir que a informação flua, de maneira homogênea e coenrente com discurso/práticas adotadas. Os profissionais de comunicação interna são graduados em estratégia de comunicação.


Agora a área de Recursos Humanos é responsável pelos recursos humanos existentes dentro da organização, faz desenvolvimento de profissionais, cria programas que capacitem e treinem esse pessoal, garante o clima organizacional, os benefícios, a equidade interna, estabelece normas e diretrizes, seleciona os profissionais com o perfil da empresa e presta consultoria para que todos os direitos e deveres destes profissionaos sejam preservado, conforme a política interna de cada organização. Os profissionais de RH são graduados em gestão de pessoas.


Tá, então deveria ser assim: A área de RH cria uma atividade fim, solicita para comunicação que crie uma estratégia para a eficácia dessa atividade. E assim as duas áreas devem caminhar juntas!


Vamos lá profissionais... não tem cabimento e nem gente suficiente numa área de comunicação interna, que de acordo com os padrões de mercado, tem em média de 2 a 5 pessoas, conseguir comunicar, alinhar discurso, estratégias e ainda ser gestores de programas de aniversariantes, dia das mães, das crianças etc.
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