terça-feira, 5 de agosto de 2008

MAS É DE RH OU COMUNICAÇÃO INTERNA?


Ó dúvida infeliz, mas presente e encarnada nas empresas hoje em dia. O que é papel de comunicação interna, e o que é papel de RH?????


Para mim parece tão simples, como água e vinho... o problema tá aí!!!! Ainda se fosse água e óleo, pelo menos não se misturariam. e o que é que tem!?!


Tem que tá cheio de RH executando papel de comunicação interna, pior ainda... se é que dava para ficar pior! Já incluíram como uma das matérias em grades de cursos profissionalizantes. Quase caí pra trás o dia que ví uma conhecida montando planejamento de comunicação interna para a matéria que estudava na faculdade!!!! Como se não bastasse a confusão que o mercado está fazendo, o mundo acadêmico tá terminando de confundir.


Vamos "abrir o mar vermelho", quem sabe alguma alma lê, entende e consegue ver o divisor de água que existe numa profissão e na outra.


Uma área de comunicação interna, apesar de estar na área de Humanas, assim como tantas outras áreas, é uma atividade "meio" e não "fim". A comunicação interna deve zelar pela criação de ferramentas, imagem interna, soluções e linguagem/discurso de uma organização. Deve avaliar o fluxo de informação existente, onde existem gargalos que precisam ser abertos (onde a comunicação imperra), propor metodologias de comunicação, treinar em comunicação e garantir que a informação flua, de maneira homogênea e coenrente com discurso/práticas adotadas. Os profissionais de comunicação interna são graduados em estratégia de comunicação.


Agora a área de Recursos Humanos é responsável pelos recursos humanos existentes dentro da organização, faz desenvolvimento de profissionais, cria programas que capacitem e treinem esse pessoal, garante o clima organizacional, os benefícios, a equidade interna, estabelece normas e diretrizes, seleciona os profissionais com o perfil da empresa e presta consultoria para que todos os direitos e deveres destes profissionaos sejam preservado, conforme a política interna de cada organização. Os profissionais de RH são graduados em gestão de pessoas.


Tá, então deveria ser assim: A área de RH cria uma atividade fim, solicita para comunicação que crie uma estratégia para a eficácia dessa atividade. E assim as duas áreas devem caminhar juntas!


Vamos lá profissionais... não tem cabimento e nem gente suficiente numa área de comunicação interna, que de acordo com os padrões de mercado, tem em média de 2 a 5 pessoas, conseguir comunicar, alinhar discurso, estratégias e ainda ser gestores de programas de aniversariantes, dia das mães, das crianças etc.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.