terça-feira, 5 de agosto de 2008

IMAGEM INTERNA E EXTERNA


O universo da comunicação integrada ou a era do Branding ainda está loge, muito longe de ser algo real. Mas existem aqueles que são pioneiros e esforçam-se para caminhar na direção do futuro.

Algumas grandes organizações conseguem, mesmo nos dias de hoje, em que tudo se confunde, alinhar e integrar todas as áreas de uma empresa para que sua imagem externa seja a mesma que a interna. Mas, qual a diferença da imagem interna e externa?

A imagem interna é a soma das percepções dos colaboradores de todas as atividades exercidas no dia-a-dia de uma empresa, versos o discurso que a mesma pratica. Muitas empresas não perceberam ainda que seus colaboradores (funcionários, terceiros, estagiários, fornecedores etc.) também são, se não são seus maiores fãs ou inimigos. São seus principais clientes! Estão diretamente ligados à realidade, a verdade nua e crua do que, de fato, elas servem ou produzem.

Estamos falando de credibilidade, a imagem de uma organização pode, e é abalada pela imagem que seus colaboradores expressam para seus amigos, colegas de curso, academia, familiares, conhecidos... na era da informação, é comum tudo que não presta dar câncer nos spans da vida!

E imagem imagem externa, o que é que tem?!? A imagem externa é o rótulo do produto, o comercial da tv, a ação promocional, o atendimento, o objeto concreto que eu uso, consumo ou contrato. Menos importante? De maneira nenhuma, é o que gera "grana"! Por isso é tão trabalhado. Temos, em qualquer organização ou quitanda da esquina uma ação de marketing. Seja uma promoção, seja uma alteração de embalagem, seja a excelência do atendimento.

Estamos falando também de credibilidade, a imagem que a organização gera em seus clientes e que pode ser abala, apesar dos milhões de orçamento em marketing com ações de relacionamento, levo 3 e pague 2, do melhor atendimento do mundo, pela opinião sincera, um fato contato por um amigo, colega de curso, academia, familiares, conhecidos... e também pode dar câncer nos spans da vida, principalmente se a fidelização desse amigo, conhecido ou parente for maior que o resultado dos milhoes empregados em marketing.

Logo chegamos à conclusão que: imagem interna e externa são importantes, relevantes e têm tanta importância para os negócios, que é por isso que inúmeras organizações estão investindo em profissionais que trabalhem integradamente para que a imagem interna e externa de uma organização seja "una".

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.