terça-feira, 5 de agosto de 2008

JORNALISTA - ASEXUADO, SEM VALORES OU CARÁTER!

E o que é que tem!?!? Calma, calma pessoas... sou jornalista lembra?

O título é para chocar mesmo... depois, só 3 pessoas acessam meu blog!(na,na,nananaaaaaaaaaaa... é errado gramaticamente colocar numeral de 1 a 10... escreve-se por estenso... viu! Mas é mais prático, rápido e a gente tem que se adequar ao canal! rs)

Deixa eu explicar. Semana passada estava assistindo ao programa Roda Viva, na Tv Cultura. A Lillian Wite Fibe estava tremendamente incomodada com o merchandising que o jornalismo, não sei aonde, está fazendo e questionou a ética na profissão. Todo aquele papo que, cá pra nós, só existe nos grandes idealistas e, velhos jornalistas.

Lillian argumentava que hoje o jornalismo é comercial, que perdeu sua relação com a ética, como pregavam o "estado e a igreja". Ok, ok... e o que é que tem!?! Tem que é uma expressão que sempre se diz em jornalismo quando algo não se mistura, como não se funde estado e igreja, em função de suas bases e ideologias. E é assim que é vendido mesmo.

Quando se entra na faculdade de jornalismo você tem um choque. Eu sei, experimentei 4 anos disso. No primeiro ano você acha que vai abrir mão de tudo, pintar a cara e sair por aí denunciando, gritando e escrevendo a verdade doa a quem doer. A gente entra uma espécie de crise de indentidade! Ainda mais eu, que estava inserida no meio corporativo, me acha a verdadeira "prostituta". (entendam, que se vende por grana, só!)

Passados os dois primeiros anos, vem o amadurecimento também, a gente encara a verdade e deixa para a história as grandes personagens, pessoas que realmente nasceram para mudar fatos, como Vladimir Erzog, Chico Lopes etc.

Mas esse não é o "X", o grande "XYZ" é a seguinte pergunta: jornalista não é gente?

Se é, consome, compra, usa marcas, tem idéias, partido, valores e preferência sexual, cor favorita, signo, amigos de infância certos e errados, bebe, fuma, faz cagadas, se confunde no português, erraaaaaaaaaaaaaaa, interpreta de acordo com seus valores, faz coisas que não gosta quando está trabalhando, vive graças ao capitalismo, tem barracos em casa, tem depressão, ama, apaixona-se, tem inseguranças etc. certo?! Bom, eu tenho!

Se um jornalista é gente, como todo mundo... tem preferências, usa marcas, tem estilo e dita tendências, quer tenha ética de ser imparcial ou não.

Um comentário:

Anônimo disse...

mrhQuando eu entrei na faculdade queria dar o sangue por essa profissão e denunciar, falar mal de politico e por ai vai...

Até que eu percebi que as coisas não funcionam assim. Quero e gosto "do ser jornalista" mas mesmo assim eu tenho uma vida! O dificil é alguém entender isso!

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.