quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A IMPORTÂNCIA DO PÚBLICO INTERNO

Ontem estive na ECA vendo alguns "cases" premiados de comunicação e senti muito orgulho de ver que, apesar de não encontrar grandes novidades com relação à comunicação interna no mercado, as empresas continuam enxergando o "VALOR" do público interno em cada uma de suas ações.
Gostaria de comentar cada um dos projetos apresentrados, afinal, cada um tem o seu valor! Em proporções diferentes, mas com certeza, todas têm valor!

O Wal-Mart apresentou um "case" de sustentabilidade. Uma ação externa, mas que soube criar seu "VALOR" internamente. O projeto chama-se PPS - Projeto Social para a Sustentabilidade. Vamos abrir um parênteses aqui (Não sei se todos sabem o que é sustentabilidade, mas nada mais é do que uma ação que acaba se tornando um ECOSISTEMA, ou seja, ganha tamanha proporção que tem vida própria, e sobrevive ao tempo, às pessoas que nela trabalharam. Perpetua-se!).

Em meio às ações apresentadas, coletiva em passeio no Rio Tietê, com cobertores de fibra de pet, camisetas de fibra de pet, cuecas de fibra de pet (faltou só o "cara" reciclável) e releases com papel planta... uma novidade, o papel é repleto de sementes, após ler e escrever você pode plantá-lo...Tirei meu chapéu para o Wal-Mart, o apresentador disse: "Todas essas ações aconteceram de dentro para fora, primeiro em casa, depois para o mundo". Eles criaram uma ação interna que se chama Consumo Consciente, que ensinou seus funcionários a fazer, dentro de casa, como indivíduos, o consumo consciente.

Mostraram todas as peças, o trabalho ampliado para a responsabilidade social, com estações de reciclagens e 13.000 funcionários participantes do projeto. Uma ação voluntária!Outra ação, que poucas empresas usam, mas que dá um resultado e tanto foi... o famoso "RECONHECIMENTO" , criaram o Prêmio Varejo Sustentável, que hoje tem 876 trabalhos acadêmicos inscritos.

A Cemig, uma empresa de energia de Minas Gerais, como é a Eletropaulo aqui em SP, apresentou também um projeto de sustentabilidade. Com todos os méritos e cadastros no mercado mundial que possui, ela conseguiu alavancar a ação internamente. Também criaram uma ação com a proposta de instigar seus funcionários a aprender a usar seu produto: "Como usar a energia para melhorar o mundo?", esse era o mot da campanha. O projeto é maior do que a mera energia elétrica, fala de energia pessoal também.
Criaram ações, gastaram uma grana considerável , mas só a frase que ouvi da apresentadora, valeu a pena o restante : "Sabemos que apenas 200 empregados lidam com o negócio em sí, mas todos eles é que geram resultados".

Tive a oportunidade de conhecer também a IMPEV, uma empresa de embalagens recicláveis de produtos agrícolas. Seu público interno são os agricultores do Brasil. Através de seu mascote, um espantalho chamado Olímpio, hoje conseguem fazer o Brasil ser o país que mais recolhe embalagens agrícolas e as recicla. Oras, isso também se chama "RESULTADO".

A Petrobrás também lançou s eu mot em sustenbilidade, porém a financeira e para mulheres. Criaram uma externa que ensina mulheres a fazer investimento: Mulheres em Alta. Conseguiram, com a criação de um curso, dentro da própria Petrobrás , 9% a mais de investidoras.

A Pirelli, para minha suprersa, apesar de uma indústria gigante, apresentou seu plano de estruturação de comunicação de comunicação interna. Salvo as diretrizes primárias que são: pesquisas, diagnósticos e plano de ação, traçou alguns pontos muito interessantes nessa implantação de comunicação. Um deles foi dividir a ação em "SENSIBILIZAÇÃO", "ENVOLVIMENTO" e "TREINAMENTO". Pode parecer um "B A BÁ" para aqueles que lidam com isso todos os dias, mas é fundamental para a implantação do conceito. Outro ponto que vale observar no plano apresentado foi o "FOCO NO RESULTADO" e não nos canais de comunicação. Afinal, o que precisamos analisar e traçar é a estratégia , o resultado prentendido e não o meio, a forma de como se chega lá. Essa é fácil, está em qualquer livro de universidade.

E por fim, eles utilizaram um canal muito peculiar, que normalmente chamamos de "RADARES DE COMUNICAÇÃO". Que é utilizar o potencial dos formadores de opinião, geralmente os caras "problemas" para o bem. É capacitar aqueles que se sobresaem para serem agentes da comunicação. Esse recurso é muito utilizado em chão de fábrica, principalmente se as unidades são dispersas fisicamente. E funciona! Como disse o apresentador: "Demos uma posição de prestígio e fonte de informação para pessoas que se mostraram "grandes potencias de comunicação".

Tivemos o prazer de conhecer uma campanha externa, que já tinha vista em algumas propagandas a fundo... você se lembra daquela propaganda dizendo que SP é o melhor lugar para se fazer turismo: SP está de braços abertos para você... algo assim. Gente, o conceito dessa campanha é fantástico. Aliás, tomo a liberdade de dizer que eles não deveria ter sido espaçado, teria ter sido apresentado na mídia como tal. É bárbaro, quem tiver a oportunidade de tentar contatar para fazer benchmarck, vale a pena. Não posso dizer o contato, uma vez que o apresentador era rápido demais e falava sem muita nitidez...

Por fim, a Votorantim apresentou sua reestruturação de marca, um trabalho básico do Branding. Reestrutura-se o logo, traça-se um mot de campanha emocional, etéreo... muda-se toda a identidade visual, faz-se uma arquitetura de marca e por ser uma empresa gigante, com várias unidades de negócios, cria-se uma marca que endossa as demais. Sem grandes novidades ou resultados apresentados.

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