sexta-feira, 13 de novembro de 2009

AVANTI PALMEIRAS - CRM BATE NA TRAVE E INVADE CAMPO DE FUTEBOL


Fuçando na internet, recebi um boletim em que o "Radar Esporte" fala sobre o programa de "sóciotorcedor" que o Palmeiras acaba de lançar... um programa de fidelização aos torcedores palmeirenses que dá vantagens aos sócios, embora mínimas até o momento, mas fundamentais: afinal, ser sóciotorcedor e não ter a vantagem do desconto em ingressos e acesso em primeira mão a jogos antes do povão, seria tiro no pé!


Olha o CRM entrando em ação novamente, o famoso clube de relacionamento entre marca, produto e cliente. Em se tratando de um time, que é uma verdadeira paixão para os brasileiros, esse relacionamento tende a ser mais "eloquênte", quase um amor passional. E não é atoa que Marcos, grande torcedor e ícone positivo do Palmeiras estava lá como garoto propaganda, recebendo seu título de sóciotorcedor no. 1.


Ponto positivo para o verdão que "ameaça" entrar no mundo etéreo do Branding e da Fidelização de seus torcedores. Mas, como o próprio "Radar Esporte" questiona: "Comprar o ingresso antes que todos e ter acesso garantido aos jogos (pagando ingresso, claro), inclusive aqueles de Libertadores, que com certeza irão lotar, é um bom motivo para você se tornar sócio?...Acho que os clubes devem pensar cada vez mais em consumidores e não em torcedores. Apesar do fanatismo, da paixão, do amor que existe nessa relação, são pessoas que investem tempo e dinheiro em marcas."


E o que é que tem? Também questiono... é pouco para um consumidor, ainda mais sendo aquele que ama, sofre, chore e briga pelo seu time. E... torcedores eles já são, logo os times de futebol tem um desafio maior que as marcas comuns... o de fazerem com que seus sócios-torcedores sintam-se especiais de fato, diferenciados dos demais, pois além do time do coração, são consumidores da marca. Corre atrás da bola verdão!

4 comentários:

Jose Eduardo Silva disse...

Olá,

Primeiramente parabéns pelo blog.
Em se tratando de programas de sócio torcedor, você poderia falar dos programas do Corinhtians (Fiel Torcedor) e do Internacional-RS, que inclusive faz partde dos cases no site da ESPM.

Eduardo Silva
blog: http://estacaomktesportivo.blogspot.com/

lin disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Manuel Luis disse...

Força com seu blogue, vai ter algum trabalho mas compensa darmos de nos.
Devera ter algum cuidado com as mensagens.
Felicidades e abraço.

Vinicius disse...

Adorei o blog voce conhece a inspiração perfumes ?

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.