segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Quem faz blog corporativo?

Estava lendo o blog do Fábio Ciapriani e em um dos posts encontrei essa pergunta como título: "QUEM FAZ BLOG CORPORATIVO?". Já venho escrevendo aqui sobre os blogs corporativos, um dos meus temas de pesquisas atualmente... e Fábio diz "Não é um departamento, é uma pessoa. Um ou mais blogueiros. E blogueiro é alguem que tem afinidade com a blogosfera, escreve, lê e responde comentários e estabelece um diálogo. Departamentos não fazem isso. Estão muito ocupados no ciclo gestão e busca por resultados. Departamentos no máximo suportam o blogueiro com sugestões e direcionamento. Será que agora fica claro porque o blog humaniza a empresa? Se nessa altura alguém perguntar: ok Fábio, é uma pessoa, então pode ser um jornalista, certo? Resposta: Sim, pode ser um jornalista, mas só se ele for um blogueiro.".

Ratifico sua resposta, até nas vírgulas e assino embaixo. Tenho visto jornalistas, assessores de imprensa debatendo-se para escrever um blog corporativo. Em alguns casos, o profissional não sabe nem o que escrever ou colocar em pauta, como dizem. Como é que se pode estabelecer um relacionamento se não se sabe o que dizer? Oras, e o que é que tem!?! Tem que a resposta é mais simples do que se imagina: fale sobre os seus valores, seus objetivos, o que sua empresa pensa, no que vem trabalhando, abra espaço para que seus profissionais possam expressar sobre o que fazem todos os dias, quais são seus produtos, quais são seus diferenciais, o que s eu público-alvo deveria saber?

Abra espaço para que seu público converse com você. É fato: um jornalista pode escrever um blogue, desde que seja um blogueiro, porque assessores de imprensa falam com a imprensa e não com pessoas; jornalistas denunciam fatos; marketeiros vendem, mas só pessoas normais, simples, falam com pessoas. E nesse ponto, a técnica só atrapalha!

Um comentário:

Sandro Vasconcellos disse...

Gostei do post, eu tenho um cliente que atua no seguimento de telecomunicações e gostaria muito de inserir a empresa dele na blogesfera, mas tenho medo de dar um tiro no pé, afinal tudo que foi dito aqui é verdade e o que parece uma grande idéia pode se transformar em um gol contra se for mal administrado.... Parabéns pelo blog.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.