segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

QUE 2009 TRAGA A HUMILDADE NECESSÁRIA AOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO

Estamos quase fechando mais um ano de resultados, fracassos e sucessos. Não importa. A blogesfera cresceu e continua crescendo abrindo espaço para pessoas, não necessariamente de comunicação; algumas empresas lançam idéias e campanhas inovadoras de comunicação, nem sempre, as cabeças dessas idéias e campanhas são profissionais de comunicação; profissionais são reconhecidos e premiados como comunicadores, jornalistas, escritores e uma boa parte, está se inserindo agora no ramo; novas aquisições e grandes fusões estão acontecendo, e nem sempre será a assessoria de imprensa ou a comunicação corporativa que entrará com um plano de crise e integração; mas e você? Quanto, você profissional de comunicação, conseguiu aprender com os seus e com todos que fazem parte da emaranhada rede de relacionamentos que você tem?

E o que é que tem!?!

Tem que o mundo já está globalizado há anos, e isso permitiu que as pessoas tenham acesso às informações, sejam elas de medicina, astrologia, direitos, comunicação etc. Além do acesso, essas pessoas trocam informações entre si, já não confiam mais no médico, vão ao google para avaliar o que mais se fala sobre tal doença, tratamento etc. Já não aceitam uma avaliação de competência sem questionamentos ou cobranças de como a empresa fará o seu papel também. Acredito até que o google conseguiu realizar o sonho de Platão, fazer com que os seres humanos questionassem as coisas, hoje as pessoas utilizam filosofia em suas vidas e muitas vezes nem sabem.

Mas o mais importante disso é: o que conseguimos aprender com essas pessoas? Que lição você, profissional de comunicação, consegue tirar de um livro que fala de comunicação escrito por um administrador ? Eu respondo: MUITAAAAAAAAAAA COISA!

E é por isso, que desejo que em 2009 todos nós tenhamos um pouco mais de humildade para entender que dá para aprender com um rapaz de 19 anos, que está em seu 4º semestre de jornalismo, mas que sempre foi blogueiro a vida inteira. Dá para aprender com um administrador que nunca fez faculdade de jornalismo ou publicidade e escreve sobre comunicação corporativa. Dá para descer do alambrado em que nos colocamos após anos de escrita do português correto, fazendo pirâmide invertida, e tentar ver na publicidade uma forma inovadora de se criar uma chamada.

Porque o que essas pessoas têm a ensinar é essência e não técnica. E o que é que têm!?! Tem que a essência entra na mente, faz sentir, e modifica as pessoas, seus valores e suas razões de existir, mas a técnica nunca muda.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Sol! Encontrei seu blog no Quinta Onda. Adorei esse post. Eu sou administradora que estou mergulhando no mundo da Comunicação Corporativa, e gostei muito do seu post, porque encontrei muitas barreiras no começo por parte de alguns jornalistas, que simplesmente não aceitavam o fato de uma administradora se destacar na área da Comunicação. No começo tive uma impressão ruim dos comunicadores, arrogantes, prepotentes; mas, com o passar do tempo isso foi amenizando. Consegui mostrar o meu potencial, minhas qualidades e dividir experiências tão valiosas quanto às deles. Também encontrei logo de cara jornalistas maravilhosos, que me incentivaram muito. Por tudo isso achei o seu post demais. Você, como profissional da área de Comunicação, pedindo humildade...fantástico. Com certeza, visitarei mais o seu blog. Parabéns pelo post. Feliz 2009! Abraços, Milena Apolinário (milena_apolinario@yahoo.com.br).

Sol disse...

Hei Milena, Feliz 2009!

Com certeza é um desejo muito grande esse, pois todos podemos aprender com todos, todos os dias.

Fico feliz que tenha gostado e o mercado está cheio de jornalistas com moral ética suficiente para fazer críticas construtivas e aprender com a visão de outros profissionais! Seja muito bem-vinda!

Sol

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.