sexta-feira, 1 de agosto de 2008

A REALIDADE DA COMUNICAÇÃO INTERNA NAS EMPRESAS

Hoje muitas organizações gabam-se de ter uma área de comunicação interna. Posso até descrever qual o padrão:

  • Comunicados Internos - elege-se uma secretária, de qualquer área, e esta pobre fica mandando comunicados para a empresa inteira; coloca os aniversariantes no mural; organiza as festinhas de fim de ano... quando não inventa o dia das mães, das crianças etc.
  • Jincanas, treinamentos e campanhas motivacionais - elege-se uma pessoa da área de RH, geralmente alguém da área de treinamento, para enviar comunicados gerais (datas específicas, procedimentos de RH, falecimentos, aniversários etc.); criar ações motivacionais, que geralmente acabam em competições, devido ao olhar técnico da área;
  • Campanhas de incentivo - elege-se alguém de Marketing para a função: um festival de campanhas dentro da empresa; para cada ação um bando de cartazes, brindes e painéis de indicadores.
  • On-line - elege-se alguém de TI para a função, conclusão: todas a s informações são enviadas por e-mail ou pela intranet da empresa. Quando saem para almoçar, as comunicações não saem.
  • Releases e encontros - elege-se alguém da área de assessoria de imprensa, é um festival de informações jogadas no mural, na intranet e nos e-mails dos colaboradores, sem contar as vezes em que fazem encontros, com temas motivacionais, repetecos das coletivas que fazem.

Esses foram os padrões que encontrei até hoje nas empresas que visitei, fiz parte, ou ouvi falar. Agora cabe a pergunta: Afinal, qual dos modelos reflete comunicação interna?

Todos e nenhum! Essa é a resposta. Ok, Ok, Ok... e o que é tem!?!

Nenhum, porque comunicação não é nenhum dos exemplos acima. Todos, porque em comunicação interna é possível usar de todas essas ferramentas.

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