sexta-feira, 1 de agosto de 2008

COMUNICAÇÃO INTERNA... WHAT ABOUT?!?!

É o que é que tem?!

A comunicação interna não é um tema tão recente assim, como todos pensam. Durante séculos as monarquias comunicavam-se con seus subalterbos; as indústrias passam suas circulares e faziam reuniões para discutir os próximos passos, e esses, deviam ser retransmitidos a seus subalternos... e por aí vai... tanto para frente, quanto para trás, você conseguirá ver a comunicação interna, em qualquer ramo, nicho ou segmento que apontemos como exemplo, ou seja, no mundo!

A comunicação interna nasceu da necessidade de um grupo, exército, milícia, governo, instituição, empresa ou organização transmitir para seus integrantes, hoje denominados colaboradores, suas idéias, expectativas, necessidades e direção. Há uns seis ou sete anos atrás, não me recordo, talvez mais, talvez menos, Saul Bekin lançou seu livro sobre endomarketing tornando conhecida e aclamada a, vulgo, "comunicação interna".

Mas o que é, de fato, a comunicação interna? No meu modo de ver... como profissional da área, há mais de 13 anos, comunicação interna é toda e qualquer interação voltada ao público interno de um grupo, institução, empresa, ornazinação etc., ou seja, toda e qualquer comunicação a ser transmitida para um público de um mesmo núcleo.

Um comentário:

André Galdino disse...

Olá Sol,
comunicação interna sempre foi importante, mas hoje se tornou vital. Consegue imaginar uma empresa moderna, integrada sem um bom plano de comunicação interna?
Um dos melhores exemplo disso é um tal de Orkut, que a princípio nada mais era que uma ferramenta de comunicação dos funcionários do Google. Deu no que deu.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.