É o que é que tem?!
A comunicação interna não é um tema tão recente assim, como todos pensam. Durante séculos as monarquias comunicavam-se con seus subalterbos; as indústrias passam suas circulares e faziam reuniões para discutir os próximos passos, e esses, deviam ser retransmitidos a seus subalternos... e por aí vai... tanto para frente, quanto para trás, você conseguirá ver a comunicação interna, em qualquer ramo, nicho ou segmento que apontemos como exemplo, ou seja, no mundo!
A comunicação interna nasceu da necessidade de um grupo, exército, milícia, governo, instituição, empresa ou organização transmitir para seus integrantes, hoje denominados colaboradores, suas idéias, expectativas, necessidades e direção. Há uns seis ou sete anos atrás, não me recordo, talvez mais, talvez menos, Saul Bekin lançou seu livro sobre endomarketing tornando conhecida e aclamada a, vulgo, "comunicação interna".
Mas o que é, de fato, a comunicação interna? No meu modo de ver... como profissional da área, há mais de 13 anos, comunicação interna é toda e qualquer interação voltada ao público interno de um grupo, institução, empresa, ornazinação etc., ou seja, toda e qualquer comunicação a ser transmitida para um público de um mesmo núcleo.
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Sol,
comunicação interna sempre foi importante, mas hoje se tornou vital. Consegue imaginar uma empresa moderna, integrada sem um bom plano de comunicação interna?
Um dos melhores exemplo disso é um tal de Orkut, que a princípio nada mais era que uma ferramenta de comunicação dos funcionários do Google. Deu no que deu.
Postar um comentário