terça-feira, 27 de abril de 2010

A IMPORTÂNCIA DO GESTOR NA COMUNICAÇÃO

Tive uma experiência esses dias que me fez relembrar o BABÁ da comunicação corporativa, interna... e afins.

Sempre quando chego em uma empresa, com o objetivo de implantar comunicação interna ou corporativa, apresento um planejamento de comunicação, que consiste em pesquisa, análise de cenário, avaliação e diagnóstico, que leva em torno de uma semana a um mês, dependendo do tamanho da empresa. Para depois, fazer uma proposta com base na análise disso tudo.

A pesquisa consiste em conhecer a empresa, conversar com todos os níveis hierárquicos, sentir clima, necessidades e o que pensam sobre a comunicação na empresa, fotografar tudo, coletar depoimentos interessantes, além, é claro, de conhecer todos os canais de comunicação existentes. Mesmo aqueles mais "bobinhos" como canetada nas paredes. Tudo isso permite a nós conhecermos o cenário onde estamos inseridos.

Depois da pesquisa, com tudo em mãos, é possível analisar em que parte da pirâmide de comunicação a empresa está inserida. E o que é que tem!?!

Bom, tem que uma das etapas da análise é verificar como flui e funciona o fluxo de comunicação da empresa... ou seja, ela é passada da alta gestão, para gestores e equipe? O que pensam esses gestores sobre a informação que recebem? E quanto dela eles replicam para a base da empresa?

Na maioria das vezes, não posso generalizar, mas arrisco um palpite, ela é filtrada de acordo com a crença, opinião, temperamento e personalidade do gestor. O que resta disso é transmitido para as equipes.

O problema aí é que, nem sempre, o que o gestor absorve é a real intenção da empresa de comunicar. Já ouvi absurdos do tipo: não acho que meus funcionários tenham que saber se a empresa está ou não em retenção de custo! Ou: por que a frente de caixa precisa saber se essa campanha está ou não valendo na loja? Ou: não tenho tempo nem de cuidar das minhas atividades direito, fazer reunião com equipe é perda de tempo!

O que não percebem esses gestores é que eles são a empresa para suas equipes. O que pensam, falam e como agem refletem a empresa. E aí, deve-se tomar um cuidado gigantesco, pois podemos criar colaboradores da empresa ou inimigos, trabalhando por um mesmo objetivo!

Cabe as empresas direcionar e capacitar muito bem seus gestores para serem vendedores da mesma. Como pode uma equipe torcer por uma empresa que nem mesmo o chefe torce? Como pode uma equipe zelar por uma marca que a trata mal, com desrespeito? E o que é que tem!?!

Tem que a Comunicação Corporativa é parte desse trabalho, alinhando linguagem, discurso e cuidando para que esses gestores estejam bem assessorados em o que dizer, como dizer e, em casos de crises, traçar um planejamento de comunicação que faça melhorias em nome de uma empresa, que deve ser uma marca respeitada e admirada por seus colaboradores.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.