Não é de hoje que grandes e pequenas empresas, círculos, sociedades, enfim, grupos de trabalho buscam o milagre da satisfação interna de seus colaboradores. Há anos trabalho em comunicação corporativa, tendo a oportunidade de ver, experimentar e compartilhar de todas as angústias desse trabalho.
É claro que o mínimo, a base da pirâmide precisa existir, ou seja, condições e ferramentas adequadas para o trabalho, salário compatível com mercado, gestores devidamente qualificados em gestão de pessoas, enfim, tudo o que a área de recursos humanos deve e precisa realizar para uma empresa ser "desejável" para se trabalhar. E o papel da comunicação corporativa aqui é tornar claro e transparente tudo isso, garantindo que o colaborador entenda e faça uso, além, é claro, de dar apoio e suporte para as áreas internas.
Depois, vem o meio da pirâmide, trabalhos contantes em clima organizacional, oportunidades de crescimento claros e transparentes, atividades e ações de qualidade de vida, fazendo com que a empresa retribua o desgaste, caso exista pressão em alta escala. É aqui que a comunicação corporativa utiliza mais e mais da estratégia.
Aí sim, chega o momento em que se pode trabalhar ações para que o milagre aconteça: sentimento de orgulho mútuo, de fazer parte! E essas ações são simples, mais simples do que parece. E aqui, chegamos ao topo da pirâmide, onde a comunicação corporativa respirará o branding, e para isso, precisa ser mais do que apoio e ferramentas, precisa ter qualificação total em Comunicação Social e Marketing. Trabalhará ações que fortaleçam sua marca para seus colaboradores.
A princípio qualquer um poderia dizer que um bom salário, uma campanha de incentivo que gere viagens, utensílios de valor etc. geram sentimentos de orgulho... mas a verdade é que não é isso! Profissionais procuram por empresas admiráveis, querem fazer parte de times e não "matar para sobreviver por um bom salário".
Por mais simplório que seja, o milagre que tantos procuram para gerar esse sentimento de orgulho em seus colaboradores, chama-se GRATIDÃO. Parece bobo, mas é fundamental para que qualquer indivíduo sinta-se preso a uma relação. Esse movimento já acontece em grandes e pequenas empresas, mesmo sem perceber: "a exploração do reconhecimento mútuo entre empresa e colaboradores".
A Claro, por exemplo, contratou recentemente um profissional especializado em campanhas motivacionais e de incentivo para seus colaboradores.
Meses trás postei as campanhas de reconhecimento e marketing promocional do Hipermercado Andorinhas, que usa e faz ótimo uso da imagem de seus funcionários em suas campanhas sazonais de vendas. Em sua campanha de aniversário, os funcionários mais antigos é quem anunciam a campanha, com direito a reconhecimento pelo tempo de emprego.
A Tv Cultura agradece publicamente seus funcionários, só pelo fato de terem participado da equipe, como vocês podem ver na imagem que printei do blog da Cultura. Iniciei o projeto de intranet nova da rede e o espaço "vai&vem" tinha como objetivo dar as boas-vindas para quem chegasse na TV, com apresentação pessoal, mini currículo, nome, área e ramal, além de deixar um espaço aberto para aqueles que queriam se despedir de seus colegas e da empresa.
Até a rede globo, nos seus 40 anos do Jornal Nacional, está reconhecendo publicamente seus colaboradores, de maneira simples, com "Gratidão", o que não soa em nada autopromoção e torna-se simpático.
E o que é que tem!?! Tem que orgulho a gente sente de quem faz parte de nossas conquistas e vitórias...pense nisso!
3 comentários:
Parabéns pelo blog, adorei muito bem paginado e redigido.
Abs.
Marco Aurélio Chaves
http://macppg.blogspot.com/
Obrigada Marco, espero que vc contribua também, adoraria manter uma comunidade sólida em torno do assunto!
Um abraço,
Sol
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