segunda-feira, 31 de agosto de 2009

VALORIZAR É RECONHECER, SENTIR ORGULHO DE TER, SER E FAZER PARTE!


Não é de hoje que grandes e pequenas empresas, círculos, sociedades, enfim, grupos de trabalho buscam o milagre da satisfação interna de seus colaboradores. Há anos trabalho em comunicação corporativa, tendo a oportunidade de ver, experimentar e compartilhar de todas as angústias desse trabalho.


É claro que o mínimo, a base da pirâmide precisa existir, ou seja, condições e ferramentas adequadas para o trabalho, salário compatível com mercado, gestores devidamente qualificados em gestão de pessoas, enfim, tudo o que a área de recursos humanos deve e precisa realizar para uma empresa ser "desejável" para se trabalhar. E o papel da comunicação corporativa aqui é tornar claro e transparente tudo isso, garantindo que o colaborador entenda e faça uso, além, é claro, de dar apoio e suporte para as áreas internas.


Depois, vem o meio da pirâmide, trabalhos contantes em clima organizacional, oportunidades de crescimento claros e transparentes, atividades e ações de qualidade de vida, fazendo com que a empresa retribua o desgaste, caso exista pressão em alta escala. É aqui que a comunicação corporativa utiliza mais e mais da estratégia.


Aí sim, chega o momento em que se pode trabalhar ações para que o milagre aconteça: sentimento de orgulho mútuo, de fazer parte! E essas ações são simples, mais simples do que parece. E aqui, chegamos ao topo da pirâmide, onde a comunicação corporativa respirará o branding, e para isso, precisa ser mais do que apoio e ferramentas, precisa ter qualificação total em Comunicação Social e Marketing. Trabalhará ações que fortaleçam sua marca para seus colaboradores.


A princípio qualquer um poderia dizer que um bom salário, uma campanha de incentivo que gere viagens, utensílios de valor etc. geram sentimentos de orgulho... mas a verdade é que não é isso! Profissionais procuram por empresas admiráveis, querem fazer parte de times e não "matar para sobreviver por um bom salário".


Por mais simplório que seja, o milagre que tantos procuram para gerar esse sentimento de orgulho em seus colaboradores, chama-se GRATIDÃO. Parece bobo, mas é fundamental para que qualquer indivíduo sinta-se preso a uma relação. Esse movimento já acontece em grandes e pequenas empresas, mesmo sem perceber: "a exploração do reconhecimento mútuo entre empresa e colaboradores".


A Claro, por exemplo, contratou recentemente um profissional especializado em campanhas motivacionais e de incentivo para seus colaboradores.


Meses trás postei as campanhas de reconhecimento e marketing promocional do Hipermercado Andorinhas, que usa e faz ótimo uso da imagem de seus funcionários em suas campanhas sazonais de vendas. Em sua campanha de aniversário, os funcionários mais antigos é quem anunciam a campanha, com direito a reconhecimento pelo tempo de emprego.


A Tv Cultura agradece publicamente seus funcionários, só pelo fato de terem participado da equipe, como vocês podem ver na imagem que printei do blog da Cultura. Iniciei o projeto de intranet nova da rede e o espaço "vai&vem" tinha como objetivo dar as boas-vindas para quem chegasse na TV, com apresentação pessoal, mini currículo, nome, área e ramal, além de deixar um espaço aberto para aqueles que queriam se despedir de seus colegas e da empresa.


Até a rede globo, nos seus 40 anos do Jornal Nacional, está reconhecendo publicamente seus colaboradores, de maneira simples, com "Gratidão", o que não soa em nada autopromoção e torna-se simpático.


E o que é que tem!?! Tem que orgulho a gente sente de quem faz parte de nossas conquistas e vitórias...pense nisso!

3 comentários:

Marco Aurélio Chaves Macedo de Oliveira disse...

Parabéns pelo blog, adorei muito bem paginado e redigido.

Abs.

Marco Aurélio Chaves
http://macppg.blogspot.com/

Sol disse...

Obrigada Marco, espero que vc contribua também, adoraria manter uma comunidade sólida em torno do assunto!

Um abraço,

Sol

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.