quinta-feira, 27 de agosto de 2009

WAL*MART INICIA EVOLUÇÃO DA MARCA COM BRANDING


Há alguns anos no comércio varejista de super e hipermercados, quando se falava em propaganda e marketing, faláva-se de uma comunicação dura, de guerra, baseada em splashs, cartazes amarelos, cores fortes, sem design ou bom gosto, apenas preços agressivos. O "pulo do gato" era ter o menor preço. E funcionava!


Conquistava-se o cliente, por aquele momento, no ato da promoção... até que o concorrente resolvesse uma boa negociação e acabasse com a alegria da ação criada. Essa realidade funcionou bem, mesmo tendo grandes redes, como o Pão de Açúcar que trabalhou muito bem a essência de sua marca "Lugar de gente feliz!". Mas mesmo esse grupo, com todo o pioneirismo no branding precisou evoluir... e hoje, já faz a comunicação de mão dupla com seus clientes tendo como slogan "O que faz voçê feliz?". Isso chama-se evolução de marca.


Mas, como tudo na vida evolui, os consumidores contam também com a evolução da rede Wal*Mart que deixa de bater na comunicação antiga, sem gosto e preço barato, para atuar na alma da evoluçao de sua marca "Wal*Mart: É pagar menos. É viver melhor"...e com todas as ações que um bom branding trabalha, está em rede nacional com sua nova campanha explorando os melhores atributos dessa evolução. De acordo com o próprio site da rede: "A imagem (nova marca) procura transmitir economia e uma sensação de bem-estar e alegria ao consumidor. Cada haste da marca tem um conceito próprio. As três hastes inferiores do novo logotipo representam os princípios básicos da empresa: respeito, atendimento ao cliente e excelência. Já as três hastes superiores representam os compromissos da marca: preços imbatíveis, produtos de qualidade e experiências de compra. A nova marca representa a inspiração que há nas pessoas que trabalham no Wal-Mart de vender por menos para as pessoas viverem melhor.".


Vale à pena ver que existe todo um trabalho a ser feito internamente pela área de branding que será garantir que todas as ações e demais áreas da rede cumpram cada uma dessas promessas feitas ao consumidor: economia, bem-estar, alegria, respeito e excelência... estamos falando em experiência de compra, que gerará uma emoção do cliente para com a marca. E esse é um trabalho árduo, pois é preciso que se contratem pessoas com esse perfil, produzam produtos e serviços que correspondam a essas promessas etc.


De acordo com José Roberto Martins, autor do livro "Brading" e "Grandes Marcas, Grandes Negócios", a definição de brandig é a união de atributos tangíveis e intangíveis, simbolizados num logotipo, gerenciados de forma adequada e que criam influências e geram valores...trata-se de um sistema integrado que promete e entrega soluções desejadas e sugestionadas às pessoas..."


Parabéns ao Wal*Mart! E o que é que tem!?! Tem que fazer Branding, como diz José Roberto, é fazer uma marca influênciar a vida das pessoas...

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