O mercado de marca própria ganhou proporções gigantesca e hoje chega a representar de 5% a 8% das vendas de determinados super e hipermercados. Considerando que a maioria das pessoas que aderem à marca própria são das classe B, pensando ainda no cenário atual financeiro, onde esta classe está perdendo força de capital e ingressando para a classe C, podendo ditar moda, talvez esses 5% ou 8% possam aumentar em grande escala. Mas o que é uma marca própria? Apenas a oportunidade de uma rede varejista ganhar mais dinheiro?
Não! Com certeza também é, mas não é apenas isso. Possuir uma linha de marca própria representa colocar o nome da empresa em cheque, representa fazer uma promessa ao consumidor, e promessa, já diz o ditado, é dívida!
É imprescionante como tenho visto grandes redes varejista lançarem produtos à esmo... sem uma razão de existir, uma proposta definida, por pura e simplesmente substituir a marca líder e ganhar pelo custo baixo. Redes como as do Grupo Pão de Açúcar que mantêm centros de pesquisas, laboratórios etc. para cuidar da qualidade de seus produtos e ainda, têm a preocupação de traduzir todo esse cuidado em embalagens agradáveis, bonitas e propagandas que retratem sua promossa é uma raridade no Brasil.
Estive lendo um livro de marca própria, escrito pelo ROBERTO NASCIMENTO A. DE OLIVEIRA, e realmente é gratificante ver que o trabalho dos profissionais da área estão embasados e focas no princípio de tudo: A essência da marca.
Roberto retrata com muita lucidez e didática o quanto é importante, antes de se criar uma marca, entender muito bem qual é o DNA da empresa, qual a proposta a que esse DNA submete-se e como ele deve comprovar tudo isso. Em todo o livro, aliás no começo, ele retrata a necessidade de se embasar a marca, de se conhecer a promessa e de compreender como se faz suas justificativas. E o que é que tem!?! Tem que branding é isso!
O branding trabalha para que todas as áreas de uma empresa tenham cosistência em suas ações e em suas promessas. Vale a dica de leitura!
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