segunda-feira, 25 de maio de 2009

PESSOAS X RECONHECIMENTO

Recentemente estive num bate-papo sobre campanhas de reconhecimento. E o que é que tem!?! Engraçado pois exemplifiquei várias ações que já realizei e trabalhei com equipes muito bacanas, como o Jeito Extra Ser, que buscava explorar o reconhecimento dos profissionais das lojas Extra, que melhor trabalhassem a composição de uma venda em uma cena.

Todos estavam focados em fazer o melhor cenário, em vez de demonstrar edredon, montavam um cenário com cama, edredon, lençóis, bandeja de café da manhã, enfim, tudo o que se vendia na loja. E, consequentemente, aumentavam a venda de diversos produtos nessa ação. O grande reconhecimento, além de prêmios, que eram escolhidos em uma tabela, era a exposição de todos os integrantes da equipe da seção no jornal interno do Extra. O projeto inicial era publicar esse reconhecimento no jornal do Extra, publicação externa, ou mesmo, manter a imagem desses colaboradores na loja e, quem sabe, um outdoor. Quer mais reconhecimento que esse? Assinado e sacramentado perante a todos!
A metodologia era bem simples, não sei como funciona hoje. Mas, estabelece-se os pilares (as metas) e traça-se o caminho ( o objetivo final, aumentar algo em alguma coisa) e tudo isso é avaliado de acordo com os indicadores predeterminados. Hoje, porém, estive em um Hipermercado que vou sempre e algo chamou minha atenção: a imagem de uma funcionária ,com sua filha, numa campanha de dia das mães.
Quis saber com a operadora de caixa se houve uma seleção, um sorteio ou concurso para essa escolha, mas a mesma não soube dizer. Na verdade, nem sabia como aconteceu. Fui atrás de um fiscal de loja, quem sabe conseguir saber se fizeram algum concurso interno, mas a resposta foi um pouco mais estranha, além de não ser esta a mãe que deveria participar da campanha, pois a inicial seria uma grávida, que teve que sair às pressas para ter neném, não sabia informar como a outra foi eleita.

Deixei meu telefone para que o gerente da loja entre em contato e eu possa saber como foi essa metodologia. E o que é que tem!?! Tem que não existe melhor forma de reconhecimento do que a pública. Fazer o indivíduo sentir-se impar no mundo em que vive. Isso tem um sabor gigantesco. Alguns vão me dizer que uma viagem em família teria o mesmo sabor. Eu digo que não! Pois o reconhecimento público você pode exibir para todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

E ele te ligou? Agora quero saber!

Anônimo disse...

muito bom seus textos! Parabéns.

Sol disse...

Ari, eles ainda não me deram retorno, mas assim que passar por lá novamente vou falar com o gerente da loja.


bjs

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.