sexta-feira, 22 de maio de 2009

NETWORKING É MUITO MAIS QUE UMA REDE DE CONTATOS

Crise econômica, desemprego e muito trabalho para se recolocar no mercado. Os grandes especialistas dizem que a chave do segredo de uma recolocação é o famoso networking, sua rede de contatos.

Os integrantes dessa rede podem ser amigos, colegas de trabalho ou contatos de profissão, conhecidos, indicação de conhecidos e por ai vai ampliando-se, sites de emprego, blogs, twitter, linkedin, consultorias de RH etc. Parace amplo né? Pois é, mas não é!

E o que é que tem!?! Tem que esse emaranhado de contatos, que muitos teimam em chamar de relacionamentos, faz com que seu nome destaque-se em várias empresas, consultorias / agências de RH, porém, num amontoados de outros nomes (currículos). Já ví meu currículo ser enviado para as mesmas pessoas que eu mesma enviei, consequência da ação eficiente da minha rede de contatos. Mas, ainda assim, é preciso ter mais do que uma rede de contatos para que esse networking seja eficaz, ou seja, surta efeito para sua recolocação e não apenas na "pamfletagem ou mala direta" de seu currículo.

O principal é que uma vaga com seu perfil profissional, ramo de atuação, exista. Sem vaga, currículo vira arquivo. Mas, mesmo tendo uma vaga, seu currículo acaba sendo misturado a uma verdadeira resma de papéis. Mas então, o que é o tal networking?

O verdadeiro networking é a grande evolução do QI, antigo no mercado de trabalho, porém extremamente eficaz. Quem é que não se lembra do QI (Quem Indica)? Aqueles profissionais que eram contratados por serem amigos, parentes e conhecidos muito próximos de alguém na empresa ou que têm fortes relações com a mesma? Os profissionais de Recursos Humanos devem querer me matar, após eu dizer isso. Mas, é a mais pura verdade!

De todos os contatos que fiz com meu networking, dois surtiram grande efeito, ou seja, a tal entrevista e uma possibilidade real de contratação. Isso porque os integrantes desse meu networking atestaram meu trabalho na indicação sem medo e sombras de dúvidas, dando ao recrutador a indicação e oferecendo a "cara a tapa". Preciso dizer que foram feitos por amigos, queridos e que, mesmo um deles apenas me conhecendo no ramo acadêmico, ainda assim, acreditou no potencial de trabalho e validou. Isso é networking eficiente e eficaz! Todo o restante não fica invalidado, mas apenas tem efeito de busca profissional comum e acesso a uma rede de contatos, ou seja, spam de currículo, cadastro em sites de emprego, abrangência de área para atuação, visibilidade de currículo e vagas possíveis etc. Que surtem efeito também, mas bem mais demorado e com uma concorrência gigantesca no cenário atual, no qual, só entre fevereiro e março deste ano, o Brasil perdeu 141 mil postos de trabalho.

O networking é muito mais que uma rede de contatos, é de fato uma rede de relacionamentos! E vale lembrar que isso não se tem com pessoas que nem se conhece.

2 comentários:

Lia Drumond disse...

Ah, eu nunca consegui emprego atraves de indicações... Há quem precise muito de um networking e na hora de uma entrevista, fail... E há quem consiga uma entrevista por ter um bom currículo e, partindo dessa oportunidade, mostre suas habilidades e conquiste a vaga. Networking pode ser bom, mas ser bom no que faz é melhor ainda... Bjs

Sol disse...

Olá Lia, ter o currículo ideal para a vaga que corresponde exatamente para o cargo que você precisa é maravilhoso.

Eu também nunca entrei numa vaga por indicação. O que estava tentando colocar no raciocínio é o famoso networking, que todos os especialistas de RH valorizam e na forma como valorizam.

Se a vaga existe e você tem a experiência necessária para isso e todos os demais requisitos, é baba né?!?!

bjs

Sol

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.