sexta-feira, 22 de maio de 2009

CONVERSA DE CORREDOR GERA MUITO MAIS RESULTADOS DO QUE SE IMAGINA

Esse blogo tem um objetivo muito claro, falar de comunicação. Mas, afinal, o que é comunicação? Penso e tenho muito claro em minha essência que comunicação é relacionamento. É claro que faz parte de todo relacionamento conteúdos e formas.

Ultimamente, tenho tido experiências bem interessantes de relacionamentos (comunicação) com a área de Recrutamento e Seleção. E comunicação também é informação... e é exatamente por isso que, como uma jornalista, tenho postados artigos sobre outros temas, pois julgo que sejam de grande importância para o censo comum, principalmente no momento atual (crise).

Ontem estive em uma empresa fazendo uma entrevista e, num bate-papo descontraído que surgiu, falávamos sobre os sites oficiais de empregos. Para minha surpresa, o nome Catho entrou na roda. Falávamos sobre a queda da qualidade do serviço para nós, meros candidatos, e tentávamos entender um pouco esse movimento.

Como poderia um site com o tamanho e credibilidade de mercado como a Catho, estar tendo uma repercussão tão ruim para os candidatos? É bem verdade que já ouvi a má repercussão também na boca de profissinais de agências de comunicação.

Eis que hoje, resolvi postar um artigo e encontro um comentário de um leitor, Roney Helian, que comenta a mesma experiência que ouvi de outra empresas de RH sobre a Catho. E o que é tem!?! A grande novidade, para mim, foi o valor cobrado do RH para acesso ao banco de dados.

Eu mesma já falei sobre minha experiência que, a princípio, não mudou em nada, mesmo depois da resposta da Catho aos meus questionamentos. Eles me pediram para melhorar a busca, ok tornei-a mais abrangente, o grande problema é que vem vaga de tudo o que é tipo, o que aumenta e muito o tempo para visualização do objetivo.

Depois eles me pedem para fazer o cadastro Catho.. bom, tenho uma série de depoimentos de agências de RH e empresas (como a que estive ontem) que deixaram de acessar a Catho para ver currículos, pois o valor que cobram para esse acesso é alto. Roney Helian, que tentou acessar no prazo gratuito, por exemplo, teve o valor de R$500,00 cobrado da empresa dele. E isso vem assustando as empresas. Conheci uma agências que teve o mesmo problema, o que levar a crer que não vale a pena para as empresas nem acessarem os sete dias que prometem ser gratuitos.

Eu mesma, quando cancelei o serviço, por insatisfação, ainda tinha direito a 21 dias de uso, que já estavam pagos. Porém, para minha surpresa, só poderia utilizá-los se reativasse meu cadastro com eles... (pausa para cara de samabaia)

Eles ofereceram também o Classificatho, que nada mais é o acesso aos classificados de emprego de jornais... serviço que você pode ter gratuitamente, direto pelo site do jornal. Ofereceram a opção do diretório de vagas. Mas, aí mora o meu primeiro questionamento: sempre me candidato, mas nunca sou chamada. Depois de uso diário, comecei a perceber que tem diversas vagas que são publicadas e republicadas várias vezes... fazem volume no site. Fora isso, tem algumas vagas fantasmas. Explico, são vagas que ainda não existem, eu mesma após 2 anos de uso, recentemente dui chamada para uma entrevista de uma vaga que ainda não existia, mas que a agência postou para já avaliar candidatos caso a mesma fosse criada.

Depois oferecem a consultoria virtual, para possíveis dúvidas sobre mercado, vagas etc. Desnecessário, até porque as pessoas que buscam esse tipo de assessoria, ou estão antenadas nas notícias, jornais e mercado, ou pagam um consultor para melhorar currículo etc. É bem verdade que existem pessoas que devem utilizar esse serviço, mas as que realmente precisam dele, não podem nem pagar o cadastro mensal.

E, por fim, eles me oferecem um serviço de elaboração de currículo, que teria que pagar, é claro! Mas, de verdade? Muito obrigada! Já obtive esse serviço de uma agência de RH.

Mas, e o que é que tem!?! Tem que algo está muito errado com esse serviço, ainda mais no cenário atual que temos, onde o QI (quem indica) tem muito mais eficácia, que valores exorbitantes sendo cobrado das empresas. Tem que ficar de olho e colocar a "boca no trombone"



Nenhum comentário:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.