sábado, 9 de agosto de 2008

MISSÃO, VISÃO E VALORES


Quando entrei para a área de comunicação interna, em 2000, o mercado acabava de iniciar a implantação do POSICIONAMENTO nas empresas. Não sei se todos se lembram, mas o posicionamento é o pai do DNA.


As empresas precisavam dizer ao mercado, clientes, funcionários para que "time que a empresa torce", como a escolha de um nicho da população. Algo como: vendo GELO para ESQUIMÓ. Alguns palestrantes e consultorias tinham um jarguão na época: "Não se pode vender guarda-chuva quando chove, bandeiras quando tem clássico, água quando está quente. É preciso ter foco no negócio e situar-se no mercado em um único ramo, para um público específico. Só assim você será bom no que faz!". Depois veio a evolução do posicionamento: o DNA! Metodologias e mais metodologias para criar o DNA da empresa.


Dentro do processo de criação do DNA, traça-se a personalidade da empresa, como se ela fosse uma pessoa mesmo. Da personalidade criou-se os VALORES! Ainda dentro da construção do DNA também se definia a ESSÊNCIA da empresa, sua ALMA, que virou sua missão. A partir daí é possível focar o trabalho de todas as áreas que a empresa possui. Feito isso, ainda faltava algo nessa criação e multiplicação. E o que é que tem!?!


Tem que se sabia quem era essa empresa, seus valores, missão... mas, missão e valores traçados, os grandes cabeças (diretores e gerentes, e também, o presidente e acionistas) detectaram que o que eles determinavam como valores da empresa, inexistia nas atividades do dia-a-dia dela e de seus colaboradores. Daí veio a necessidade de se criar a VISÃO.


Ok, ok... se não somos exatamente o que desejávamos ser, se não temos profissionais que retratam nossos valores, algo precisa ser feito! Daí surgiu a pergunta: AONDE QUEREMOS ESTAR E COMO QUEREMOS SER PERCEBIDOS DAQUI HÁ 5 / 10 ANOS? Nasceu aí a visão!


E o que é o que tem!?!


Tem que Missão, Visão e Valores são a base da bíblia da comunicação interna!

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.