sábado, 9 de agosto de 2008

IMAGEM, VALORES E MISSÃO MUDAM NA TROCA DE CEO?

Em primeiro lugar, vamos entender o que é um CEO.

Diferente do que muitos consideram, CEO não é uma diretoria executiva. Chief executive officer (CEO), é o cargo mais alto de uma empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros. Existem casos em que na empresa existe um presidente e um CEO. Neste caso, o primeiro cargo é mais forte, ou seja, considerado o "CEO".

E o que é que tem!?! Tem que não é a primeira vez que vejo a imagem interna e externa de uma empresa ser "violentada" por um CEO. Aí cabe a pergunta: mas se ele é o cargo mais alto, não pode mudar a identidade/missão da empresa? Podeeeeeeeeeee! Manda quem pode e obedece quem tem juízo!!!

Mas qual o preço dessa fatalidade ou capricho? Será que você pode imaginar? Vamos tentar imaginar um exemplo bem bobo... imagine que a UniLever troque o presidente e que este, decida que o OMO não será mais OMO. Vamos imaginar que na cabeça dele, após interpretar diversos relatórios, ele identificou que a classe C, D é quem mais consome OMO. E que para popularizar o produto, ele decide mudar a marca e a proposta dele. Quando deveria mexer apenas no preço.

Todo mundo conhece o OMO. É um produto criado há décadas, tem sua imagem perpetuada na mentalidade de todos nós brasileiros. Aliás, está de parabéns, pois consegue se manter como o primeiro apenas com seu apelo emocional. Já chegou a essência das pessoas, ganhou sua fidelidade. A minha avó sempre disse que para limpar direito tem que ser OMO, que vale a pena pagar mais por ele. Sabe quando a dona Georgina vai comprar outra marca???? Nunca mais! Se isso acontecesse ela optaria pela segunda marca com credibilidade, ou seja, que já provou por anos que também é boa.

Agora vamos pegar um exemplo mais atual: Bombril X Assolan. Até hoje levo puxões de orelha quando levo Assolan para casa, porque para minha mãe só Bombril é palha de aço. Imagina se a Bombril resolve pegar suas décadas de credibilidade de mercado e mudasse o nome, para torná-lo mais atual? Ou mudasse a cara do produto. Já se imaginou chegando no mercado, olhando para uma embalagem cor de rosa, chamada "ComBRIL... porque só ele dá brilho!" ? Morte súbita do produto!

Pois é, é isso o que um CEO faz quando resolve, por conta própria, que ele tem uma idéia melhor para uma marca com credibilidade! Imagem é tudo! O que vem na sua mente quando digo isso?
Na minha vem Sprite!

Energia que dá gosto! E aqui, o que você lembra? Nescau!!! Plim, Plim.... rede globo, na certa! Não sei se você consegue perceber, mas nenhuma dessas marcas mudaram radicalmente suas marcas ou chamadas. Sabe por que? Porque sem elas, não se tem mais identidade. E quando não se tem identidade, precisa se fazer conhecida novamente!

E esse é um trabalho que leva muito mais tempo do que a estadia de um CEO numa empresa.

Um comentário:

Anônimo disse...

hahahaha... O que seria da minha vida sem o OMO Multiação?


hahaha

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