sábado, 9 de agosto de 2008

AFINAL, PARA QUEM A COMUNICAÇÃO INTERNA TRABALHA?


Outro dia me fizeram essa pergunta: Mas, afinal, para quem a comunicação interna trabalha? Para o colaborador ou para a empresa? E o que é que tem!?!


Para os DOIS e pelo DOIS!


Ok, ok... eu explico! Para a EMPRESA porque essa precisa funcionar, garantir que todos os profissionais que ela contrata saibam, entendam qual o seu papel dentro dela; porque estão realizando suas atividades; conheçam e comprometam-se com cada uma das ações que são promovidas; entendam e pratiquem os valores que a empresa prega, garantindo a prática de sua missão e visão no mercado; além de ter pleno conhecimento de todas as ferramentas e benefícios que a empresa entrega para que estes executem seu trabalho.


Para o COLABORADOR porque este precisa ter garantido seu direito à informação, transparência e respeito; ter conhecimento de quais são as diretrizes e ferramentas de seu trabalho; ter entendimento de quais valores precisam seguir e para onde, afinal, estão caminhando em cada atividade que realizam. Ou seja, se a empresa prega avanço de tecnologia, estes profissionais devem executar ações e atividades que promovam isso. A Comunicação Interna trabalha para e pelo colaborador toda vez que cria metodologias de comunicação que garantam o perfeito fluxo de comunicação; quando criam campanhas que garantam a troca justa de resultados e trabalho; quando deixa claro ao colaborador quais são os valores que estes devem seguir e demonstra as ações que a empresa faz que retratam os mesmos.


A comunicação interna tem dentro de uma organização, empresa, instituição ou fundação todos como cliente.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.