domingo, 20 de junho de 2010

ESSA TAL CORRESPONSABILIDADE

Semana passada estive em um treinamento de liderança e muito me chamou a atenção o "puxão de orelha" que a palestrante deu quando falou sobre comunicação. Não lembro exatamente o que ela disse, mas vale tentar dizer: "A gente pensa que comunicação é ficar sentada esperando que a empresa nos coloque à frente toda a informação que precisamos... comunicação também é ir atrás da informação."

Fato, puro fato! Nesses 16 anos trabalhando com comunicação corporativa conheci muitas coisas sem explicação, mas que sempre é culpa da comunicação, como: a secretária nunca recebe os e-mails vindo de CI...algum doende da rede sempre boicota as coitadas, eliminado de suas caixas de correio o e-mail, que estava endereçado a ela.

O gerente nunca tem tempo para fazer reunião ou multiplicar informações para sua equipe, então, ele seleciona as informações que passa e para quem passa. Mesmo a empresa dizendo o contrário.

Mesmo sendo enviadas por e-mail e afixadas em mural ninguém nunca sabe sobre regras de nada. A menos que seja uma campanha incentivo...a intranet só é lida quando tem alguma promoção. E o que é que tem!?!

Tem que a empresa disponibiliza informação, chega até a fazer campanhas para comunicar coisas, mas ninguém para para ler. Ler demora, mais fácil eu ligar e perguntar. Ler implica em estar a par e isso é um problema, pois em quem vou jogar a culpa quando tudo der errado? Infelizmente ainda temos uma cultura complicada nas organizações, grandes ou pequenas. Todos querem resolver os seus problemas e a solução tem que chegar de uma maneira que eu não tenha que ler nada e nem procurar informação nenhuma.

O duro é que comunicar é um problema de todos, não só da comunicação, aquela área que fica mandando e-mails, colando cartazes em mural e infernizando a vida dos executivos, que têm que dar resultados e dos colaboradores, que são cobrados por seus gestores. As empresas, seus integrantes ainda não estão maduros o suficiente para entender de corresponsabilidade. A informação fica disponível, mas também é preciso que o receptor as receba, leia e multipliquem... E o que é que tem!?! Tem que colaboradores e empresas são, enquanto juntos no mesmo jogo, corresposáveis por todos os elos até chegar à conquista.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.