terça-feira, 14 de abril de 2009

A CRISE E A CRIATIVIDADE LEVANDO À COMUNICAÇÃO

Todo o mundo já sabe que estamos em crise. Desde dezembro do ano passado venho recebendo e-mails de amigos, conhecidos e afins, com suas despedidas, agradecimentos e os contatos pessoais para a continuidade das relações. A sensação é de que as empresas surtaram, resolveram apertar o cinto antes mesmo de a dispensa chegar à metade. E não é para menos! Ninguém quer ficar sem dinheiro ou correr o risco de no fim... quem sabe, começar a criar estratégias para reverter uma situação trágica.

Nesse contexto, e já esperando, também entrei de volta ao mercado de trabalho. A forma como colocam a demissão realmente modifica o "ar" da situação. "De volta ao mercado de trabalho"... gera até aquela expectativa, sensação de novidade e até um certo glamour, não fosse a falta do dinheiro. Mas, a grande realidade é que é preciso correr atrás do prejuízo e tentar fazer a recolocação o mais rápido possível. E foi nessa busca interessante por uma recolocação, que acabei conhecendo os vários caminhos para destacar-se nessa concorrência absurda, que a crise mundial provocou em nossas carreiras.

Venho lendo e relendo inúmeros profissionais de RH e de grandes colsultorias falarem a respeito. Todos são unânimes em dizer que o melhor caminho ainda é o "networking". De acordo com eles, é necessário primeiro localizar as pessoas mais chegadas a você e entrar em contato, ligar e ser o mais transparênte possível. Pessoa envergonhada ou constrangida fica para trás.

Feito o contato, o passo seguinte é elaborar um bom currículo... e aqui cabem alguns adendos: cuidado com a forma. E o que é que tem!?! É preciso ter muito claro em sua mente que você está fazendo a sua propaganda pessoal para um profissional de RH, pessoa capacitada em psicologia, que avaliará em poucas palavras digitadas em uma folha de papel, possivelmente A4, tudo o que você fez de destaque em sua carreira.

E é aí que mora o grande perigo. Mesmo seu amigo ou conhecido recebendo o currículo, este vai parar nas mãos do RH. Depois de muito debater meu próprio currículo com amigos e profissionais de Recursos Humanos,
ví que o melhor era colocar em palavras muito objetivas, o que de fato você faz e tomar muito cuidado, mas muito, com a 1ª pessoa do verbo: EU!

De acordo com um papo com mais de três selecionadores, a conclusão é a seguinte: "o cara que fala muito eu fiz isso, eu fiz aquilo, geralmente é egocêntrico. Quando o currículo fala demais, ou seja, tem mais de uma página, imagina o que não virá se rolar a entrevista, isso quando a gente já identifica que não é o caso da vaga, aí nem tem entrevista... Para nós é extremamente importante a capacitação, pois, em geral, é quesito básico numa contratação, e quando está na última página, dá muito trabalho para ficar tentando localizar...". Então, a menos que o seu contato (networking) não seja de fato a pessoa que vai colocá-lo na empresa, preste atenção no seu currículo.

O passo seguinte aos primeiros contatos, são as mais diversas pessoas que você já conheceu e teve um pouco mais de aproximação, colegas de trabalho, amigos que você não se comunica há tempos... estes serão os próximos a receberem seu e-mail, informando sobre sua demissão e você que está disponível para um novo desafio. É fato, o seu currículo sai rolando igual spam pela net. Outro dia uma amiga minha que trabalha em Seleção enviou-me um e-mail, de uma outra amiga minha, divulgando meu currículo, que eu já tinha divulgado para ela.

Outro caminho, escolhido por muitos profissionais como o segundo melhor recurso, é o cadastro de seu currículo em sites de emprego. Eu mesma já postei aqui minha opinião sobre alguns deles. Os sites mais conhecidos e pioneiros no ramo de divulgação de vagas cobram uma taxa de mensalidade do candidato e uma outra taxa da empresa para ter acesso ao seu currículo. Mas, também existem os sites que são gratuitos, pois optaram por trabalhar com seleção e recrutamento mesmo, ou seja, eles cobram da empresa para selecionar o candidato, ou apenas para ter sua vaga divulgada e um filtro de seleção de possíveis candidaturas à vaga. Abaixo relaciono alguns que já entrei e achei interessante:
Outro caminho, não menos trabalhoso que os sites de emprego, pois você tem que acessá-los todos os dias e buscar vagas relacionadas às suas expectativas, ou rezar para que você tenha preenchido de maneira tão eficiente seu cadastro, a ponto de a empresa escolhê-lo entre os não sei quantos mil candidatos inscritos, é o cadastro do seu currículo também nas consultorias e agências de Recursos Humanos. Existem mais de 400 só em são paulo.

Você também pode preferir criar sua carta de apresentação para uma possível vaga em sua área de atuação, anexar seu currículo e enviar, um a um, para cada um dos mais de 400 e-mails que você conseguir de contato das agências de RH. Isso vale também para os e-mails de RH de empresas que você gostaria de trabalhar, além de se candidatar no site da empresa, que fica na parte do "trabalhe conosco". Também pesquisando, consegui identificar que você acaba fazendo, mais ou menos, o que os profissionais de outplacement fariam por você, se estiver disposto a pagar pelo serviço, é claro. E olha que dá trabalho, por isso é preciso cobrar!

A globalização e o avanço das novas mídias também têm papel fundamental em sua busca de emprego. As mídias sociais (orkut, twitter e blogs) estão a todo vapor na divulgação de vagas, portanto, se não tem um twitter e não costuma acessar blogs, é começar a se integrar nesse mundo. Abaixo listo alguns blogs e sites que valem a pena cadastrar em seus RSS.
O importante é que os profissionais e especialistas de Recrutamento e Seleção tem razão: crie seu networking, seja ele real ou virtual!

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.