segunda-feira, 6 de outubro de 2008

COMUNICAR É FÁCIL, O DURO É TER FOCO!

A semana mal começou e ganhei de presente, em plena segunda, uma campanha com 4 focos diferentes em uma única ação... E o que é que tem!?!

Tem que os 4 são como água, fogo, terra e ar... se bem conduzidos formam os 4 elementos, responsáveis por basicamente tudo... porém.... a campanha veio apresentada como a água que apaga o fogo, que enlameia a terra e não faz nada com o ar... aí, o coitado do público que se vire para tentar entender que uma coisa "deveria" ter "link" com a outra.

Estamos falando de um campanha de Qualidade de Vida. Para aqueles que não sabem Qualidade de Vida é uma área abrangente, que trata, faz ações e alinha projetos corporativos que permitem o equilibrío mental, pessoal e profissional, garantindo as condições necessárias para que os profissionais de uma empresa possam viver "saudavelmente" os diferentes papéis na vida. Aqui temos o "universo" nas mãos...daí a importância do FOCO!

A campanha começava com um teaser. Para quem não sabe, teaser são aquelas ações que as agências de propagandas fazem que não dizem nada, mas deixam o "cara" curioso sobre um assunto, para depois lançar o tema. O melhor exemplo de teaser que já ví foi o da Pedigree, que por um tempo colou cartazes na cidade de São Paulo dizendo que procurava um labrador... uma semana depois ví pela cidade faixas que procuravam o tal labrador... mais uma semana tinham outdoores com o mesmo tema... até que finalizado o mês, veio o anúncio na TV, procurando o labrador... e no fim, a apresentação da campanha da Pedigree. Sensacional! Digo isso, porque até eu estava preocupada com o labrador e ficava pensando na grana que o cara estava gastando procurando ele.

Mas vamos lá... a campanha começava com um teaser de e-mail mkt, que abordava o conceito de determinadas cores... o que significa o azul, o verde etc., com base numa pesquisa de cromoterapia. Lembrei rapidamente de uma gerente que me questionaou, em uma outra ação, o por quê eu e a criação havíamos determinado que a eficência seria rosa, se para ela a eficência era amarela... nem preciso dizer que pensei na hora "Lógico!!! Faz sentido, é por isso que todas as crianças que nascem com icterícia serão mais eficientes no futuro". Era um caso diferente, naquela ação apenas atrelamos uma cor para referência de um tema. Nessa campanha, estavam apresentando o significado de cada cor.

Na sequência, as pessoas receberiam um passaporte da saúde, que teria espaço para anotações sobre o trigliceres, colesterol etc. E na sequência, lançava uma campanha da SIPAT, uma semana obrigatoriamente legal do pessoal CIPA sobre segurança do trabalho.

Agora o mais curioso disso tudo: o objetivo da campanha era lançar um programa de Qualidade de Vida, que aparecia sem explicação nenhuma, por meio de um logo aplicado em todas as peças de comunicação. Tem algo pior... toda a campanha de segurança interna do trabalho não tinha uma única explicação sobre segurança do trabalho, mas sim sobre como dirigir moto, tirar férias com segurança etc., ou seja, tiravam o profissional da empresa.

Pergunto eu: E o que é que tem!?! Cadê o FOCO??????? Faltou a pergunta básica: para que mesmo estamos fazendo essa ação????

É importante demais ter FOCO em comunicação, para que possamos direcionar, da melhor maneira possível, o alinhamento das ações das áreas coporativas de uma empresa, o briefing a ser dado para a criação e a informação a ser passada para o público-interno.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não importa o que vc faz dentro da empresa, mas sim o que vc faz fora? Puxa, não entendi nadica!!! hahahahaha

Anônimo disse...

Abordar água, fogo, terra e ar de uma vez só com o Capitão Planeta. Lembra dele?

( www.ceudeinverno.com )

Anônimo disse...

Com certeza Sylvio... o problema é quando o capitão planeta lança: "agora a força está com vocês!!!", que fazer com tudo isso!?!?

Um abraço,

Sol

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