quarta-feira, 8 de outubro de 2008

REDUNDÂNCIA???? NÃO, APENAS COSISTÊNCIA DE DISCURSO!

Participei de uma reunião hoje com uma consultoria que está organizando os processos de onde trabalho... o cara, que está conduzindo os trabalhos, um gênio aliás, fez um comentário que me fez lembrar e relembrar um erro clássico de todos os comunicólogos do ramo da comunicação corporativa: "Na comunicação não existe redundância... existe consistência, coerência de discurso e linguagem".

Não foram essas exatamente suas palavras, mas para mim foi assim que soou.

É muito comum e, aliás, rotineiro você tentar montar um texto com repetições de palavras, por que elas são importantes, precisam ser repetidas e repetidas inúmeras vezes em um mesmo texto ou em diversas peças de comunicação, vir o responsável pela comunicação e cortar ou colocar um sinônimo porque a palavra está repetida ou mesmo, o cara dizer que é redundância tal frase e cortar. A redundância pode ser errada na ortografia da língua portuguesa, porém... é necessária no aculturamente e disseminação de missão, visão e valores.

É natural para nós, seres humanos, escolhermos o que vamos ler, absorver. Quando se trata de cultura, disseminação de conceito, é necessário que se faça a redundância, que se aplique um mesmo texto em várias peças de comunicação, que se fale a mesma coisa várias vezes, aliás, de tempos em tempos, para o resto da existência de uma empresa.

A mensagem precisa ser absorvida, não apenas lida. Esse é o erro dos comunicólogos... as pessoas leêm o que querem e o que acham interessante. No caso das mensagens corporativas, não queremos que ninguém leia, mas sim que absorvam a mensagem e que esta fique em seu consciente, para que todos caminhem na mesma direção. E o que é que tem!?! Tem que não é redundância, mas sim estratégia!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ah, peguei... O segredo é insistir naquilo até que as pessoas pesquem a mensagem.

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