terça-feira, 2 de setembro de 2008

VOCÊ SABE O QUE TORNA UMA MARCA FORTE?

Ok, ok... e o que é que tem!?!

Tem que uma marca forte se faz com comunicação! Péra lá... muita gente deve estar torcendo o nariz para o que acabei de escrever agora... principalmente os "marketeiros".

Não falo da comunicação como todos conhecem... escrita perfeita, talvez um layout bonito, ou uma campanha bárbara! Não é nada disso, pois isso é perfeitamente "derrubável", e pode ainda ser um fator crucial para queda de muitas marcas.

Estamos falando de estratégia de comunicação. estamos falando de "pensar", elaborar uma tática de guerra e isso, não se faz com um português perfeito e muito menos layout bonito! Digo que não, porque às vezes apenas é preciso um bom alinhamento, ou integração de idéias e forças.

Esse tema veio na minha mente após ler uma matéria sobre "Marca Forte", postada no site "cidade do futebol". Você ri? Mas faz todo sentido!

Veja um pedaço da matéria:
"Um dos principais fatores para o fortalecimento da marca de um clube é, necessariamente, os ídolos que por ele passam. Jogadores que marcam a sua história no futebol e que reforçam momentos vitoriosos do clube são aqueles que, invariavelmente, elevam o nome da instituição onde quer que vão. No último final de semana, a cidade de East Midlans, na Inglaterra, recebeu a abertura da Superleague Formula, competição entre carros que representam clubes de futebol. Foi o início do que pode se chamar de grande sacada esportiva, numa mistura de duas paixões mundiais: carro e futebol.

Mas do que adianta fazer uma corrida de carros de futebol se o que é mais precioso na história de um clube, que são os ídolos, não estiverem presentes. Foi assim que pensou o Milan, que faz parte da Superleague e que hoje é um dos mais avançados clubes em termos de marketing... Por essas e outras que o futebol da Europa, cada vez mais, se assimila às ações de marketing das grandes ligas esportivas americanas. Em busca da massificação de um esporte, o Milan levou para a Inglaterra um dos jogadores que mais representa a história de seu clube. Foi o único, entre os 17 que participam da competição, a ter uma idéia parecida..."

Pois é... uma ação de carros fortalecida por meio de personagens representativos do futebol, que vivem e fazem vivenciar sua paixão. Aí você diz, mas isso é marketing puro! Seria, se não houvesse a integração entre todas as áreas de comunicação, uma captando e idealizando uma ação, a outra explorando o que essa ação tem de melhor: "personagens", gente, que vive e sente o que todo mundo sente; que fazem e mostram que realmente a "paixão" existe e não é só um reclame de comercial.


E o que é que tem!?! Tem que uma história contada por jornalistas pode virar apenas história, mais uma entre tantas que são "tiradas de suas cabeças"; uma imagem mostrada por fotógrafos e marketeiros pode virar deboche ou motivo de críticas por não ter coerência com a realidade; mas, um história atrelada a imagens e fatos que representam o que se quer dizer é REALIDADE, e conquista massa!

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