quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

MAIOR APRENDIZ DE TELEJORNAL

E o que é que tem!?! Tem que desde segunda-feira (26/01) ingressei na grande aventura de ser estagiária, gratuita, na redação de um telejornal. Confesso que não fazia a menor idéia da rotina dos diversos profissionais de jornalismo e RTV, e sempre mencionei isso aqui. Lembrem-se se fosse para eu ser jornalista de fato, seria uma das redatoras do Meio&Mensagem.

Bom, a proposta é dividir as experiências de comunicação. Então, lá vai!

Tomei essa decisão pelo simples de fato de ser uma jornalista. Achei que seria interessante usar um pouco do que estudei durante 4 anos... não que não use o que estudei... e como uso!!!!!

Não tenho acesso a todo o processo, até porque entro às 18h, depois que a reunião de pauta já está definida, os repórteres já voltaram com as matérias de rua... mas minha rotina tem sido acompanhar o estagiário que fecha as matérias internacionais. É imprescionante como a gente fica bem informada dentro de uma redação.

Pela primeira vez usei o software de espelho de um jornal.... o processo é incrivelmente metódico e fácil, se não fosse as informações que são totalmente diferente a cada lauda. Bom, meu professor chama-se Danilo. É um rapaz muito bacana que faz as edições das matérias internacionais. Faz também as passagens, as chamadas de um bloco do jornal para o outro.

Muito bacana e aterrorizante, porque o jornal é ao vivo, entra no ar às 21h e sempre quando é 20h, as matérias ainda estão sendo editadas, os offs (vozes dos repórteres que são aplicadas em imagens que são transmitidas) ainda estão sendo feitas. A sinergia precisa ser exata.

Danilo recebe uma lauda, um papel divido em uma tabela de duas colunas que contém na coluna direita os detalhes técnicos (NOME DO APRESENTADOR, QUE TIPO DE MATÉIRA, SE É OFF, SE É VIVO ETC.), do lado direito da coluna vem a matéria propriamente dita e entre parênteses vem a escala das informações que vão entrar (QUAL VT, A DEIXA PARA A APRESENTADORA ENTRAR OU SAIR DA MATÉRIA etc.). Junto com a lauda, vem uma fita beta, que ele vai capturar as imagens na ilha de edição ou já estão com as matérias. Se é um off, Danilo chama uma das apresentadoras para gravar a fala das imagens... depois senta numa ilha de edição com um dos meninos, muito bacanas... e edita a matéria.

Bom, a edição da matéria consiste em juntar fala com as imagens capturadas para a matéria (off)... tudo isso é feito muito próximo do jornal começar... o trabalho é fantástico. Nada de imagens corridas, é necessário dar movimento ao VT, pega-se, conforme a fala do apresentador, imagens da matéria que correspondam ao que ele fala para o telespectador. Às vezes as imagens têm cerca de 36 segundos, como a que pegamos na matéria de ontem, aí... faz-se milagres.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha a estagiaria =]

Mai disse...

Adicionei o link do seu no meu.

Bjos

http://telhana.blogspot.com/

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.