Curiosamente as pesquisas da ABERJE dizem que vem aumentando o número de jornalistas na área de comunicação corporativa. Isso me chamou a atenção, uma vez que estou em fase de contratação de um analista de comunicação nesse segmento.
Pelas pesquisas iniciais de currículo que fizemos o "jornalista" não é bem o perfil desejado, não pela falta de competência, que nada tem a ver com isso, mas pelas necessidades da vaga em questão.
Antigamente a comunicação corporativa era resumida em comunicados internos, um mural e um news letter (jornalzinho), o que permitia que ela coubesse dentro de qualquer área de uma empresa, em geral você a encontrava no RH ou no Marketing.
As necessidades das empresas foram crescendo, conforme a maturidade profissional de cada uma delas e hoje, uma área de comunicação corporativa é muito maior, tem mais responsabilidades e precisa de profissionais generalistas em comunicação.
Não basta mais entender de comunicação de massa, você precisa entender de publicidade, marketing, relações internas e externas e muito mais.
E o que é que tem!?! Tem que para atuar nessa área você precisa saber qual a diferença de um papel couche fosco e com brilho, gramatura, pantone de cores, banner e cartaz, linguagem publicitária, jornalística e literária, campanha motivacional, educacional e de venda; precisa entender de marca, fidelização, fortalecimento e unicidade; mídia social, enfim, precisa ser um generalista em comunicação!
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
QUAL O PERFIL DE UM PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA?
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2 comentários:
Sol. Além de tudo que você escreveu para o perfil do novo profissional de comunicação, tem mais um que julgo importante: ele tem que ser um estrategista. Ele tem que ter pensamento estratégico, saber olhar o futuro e ser um agente de mudança. Num mundo de grandes transformações, o novo profissional de comunicação tem que ser aquele que sabe construir o caminho, aquele que vai ajudar a empresa e cada um de seus colaboradores na jornada da mudança. No meu blog eu já escrevi um pouco sobre isso. Parabéns por tocar nesse assunto pois raramente tenho encontrado essa abordagem no mundo blogueiro. Abcs. Mauro.. www.aquintaonda.blogspot.com
Mauro,
você tem toda razão... nuitos olham nosso trabalho como algo "banal", sem importância, mas é através do nosso trabalho que se constrói ou destrói. Sou mais uma de suas seguidoras. :)
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