Conforme prometido, hoje estive na IBM do Brasil, na rua Tutóia, fazendo o "benchmark" sobre o blog corporativo deles. Quem nos atendeu foi Cezar Taurion, Gerente de Novas Tecnologias da IBM Brasil, uma pessoa ímpar, além de especialista em nova tecnologias, o que comprovou de fato.
A IBM do Brasil implantou seu blog em meados de 2004, momento em que a maioria dos blogueiros eram adolescentes em alta, com seus diários no ambiente web. Inovadora, como destaca em seus valores, implantou uma plataforma que permitia a seus colaboradores criar internamente seus próprios blogs, que falam de negócios, projetos, serviços e até de coisas pessoais. Ao contrário do que a maioria das empresas vem fazendo com seus blogs corporativos marketeiros ou de assessoria, promovendo autodivulgação, comercial ou assessoria de imprensa, com o recado de seus CEOs. Como diz Taurion, "a regra é não ter regra[...] a partir do momento em que o colaborador é selecionado, passa pelos testes e é aprovado na IBM, ele assina um termo de responsabilidade e tem "carta branca" para interagir com todos os demais... é uma realidade do mundo. Hoje quando te perguntam quais as duas maiores cidades do Brasil, você diz: São Paulo e Orkut".
É claro que a "carta branca" tem políticas definidas, não são todos os colaboradores que têm o direito de usar a plataforma IBM externa para seus blogs, o que é extremamente sensato, uma vez que estão em nome da empresa no mundo on-line, mas os que têm, podem usá-las sem censura ou monitoria. Perguntado sobre se já aconteceu algum "problema" com essa "liberdade", Taurion explica que a melhor solução é "encarar o fato" caso algo saia errado, sem tentar maquiar o problema e ainda comentou um caso que aconteceu de um colaborador que estava sendo demitido e acabou postando "cobras e lagartos" sobre sua situação e a empresa.
O ambiente de intranet da IBM é clássico e típico das pessoas do ramo de tecnologia: sem atrativos de ícones ou fotos, textos miúdos, muita informação junta... foi engraçado vê-lo entrar e ir direto para a pesquisa, digitando seu blog para localizá-lo, o que comprova o que o digo.
A IBM tem um diferencial interessante, ao contrário do que faz a maioria das empresas, criou seu msn, seu próprio "orkut" e incentiva seus colaboradores a ingressarem nesse ambiente, inclusive nos mundos virtuais atuais e externos, como linkeding, orkut, twitter etc. É tão enraizada essa cultura, que assisti a uma apresentação onde Taurion comprova que a maioria das grandes idéias surgem dos próprios colaboradores, que discutem projetos nas comunidades e blogs da plataforma IBM. É possível ainda, dentro do sistema de busca de sua intranet, digitar uma palavra e você ter listada a rede de relacionamentos (colaboradores) que, de alguma forma, tem impacto ou interesse no assunto digitado.
O raciocínio de "rede de contatos" é perfeito dentro da IBM, você digita uma palavra e aparece uma "teia de aranha" com as fotinhos de todos os que teclaram sobre o assunto e, ainda, você tem a possibilidade de ver quem são as pessoas que estão conectadas à rede dos demais.
E o que é tem!?! Tem que a IBM sabe o que é comunicação, explora um de seus valores em suas atividades, inclusive dentro de casa, ressalta e valoriza sua "gente" a partir do momento que ela permite que eles ajudem a construir seus resultados e ainda criam relacionamento. Tudo isso sem um layout bonito ou ações mirabolantes de comunicação.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
O ESPETÁCULO DOS BLOGS CORPORATIVOS - CASE IBM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Sol.
Conheci seu blog através do Taurion. Gostei bastante e já coloquei na minha lista de favoritos. Portanto vamos "blogar" juntos. Gostei muito de seu post sobre o ambiente da IBM, até porque eu sou suspeito por ser o gestor da área de comunicação da IBM Brasil. Mas meu objetivo aqui é enviar o link de um post que publiquei no meu blog, onde falo sobre o manual do blog da IBM e dou o link dele. Abraços e parabéns mais uma vez pelo seu blog.
==> http://aquintaonda.blogspot.com/2008/10/
manual-do-blog-da-ibm-politica-e-uso.html
Mauro, já está postado. O que me surpreende na IBM é a eficácia da ação, ela não é eficiente, pois o ambiente não é para qualquer um, muito técnico, letras miúdas, como diriam os webmasters não friendly... mas cumpre seu papel!
Postar um comentário