quinta-feira, 30 de outubro de 2008

CURIOSIDADES DA COMUNICAÇÃO INTERNA OU CORPORATIVA: SECRETÁRIAS.

A comunicação de um modo geral possui técnicas e metodologias, isso é fato! Não se faz comunicação por "feeling", é preciso estudar cenário, objetivo, público alvo, canais de comunicação, clima intern, diagnóstico etc. Isso se você não for um ser predestinado e superdotado. Mas nesse universo também existem as curiosidades, fatos intrigantes que acontecem de maneira idêntica em qualquer empresa.

Um deles é o "fator secretária". É muito interessante examinar como as secretárias nunca recebem e-mails, nunca sabem de campanhas internas, por mais que estas estejam estampadas em cartazes, banners, intranet etc.

O mais engraçado desse fato curioso, é que a reclamação chega sempre pelo gestor de cargo mais alto da empresa, em geral o presidente ou um diretor executivo, que questionou a secretária sobre algumas informações e esta nunca sabe dizer o que é. Bom, aí chega a demanda para a área de comunicação: "precisamos rever a metodologia, os canais internos etc. porque a mensagem não está chegando", ou seja, a comunicação é ineficiente.

Aí, como é dever da área, entram as metodologias de apuração:

  1. Verificar com TI o por quê a secretária não está na lista de endereçados do "todos ou All-list", como se denomina no e-mail;
  2. Verificar se a linguagem da comunicação está adequada;
  3. Verificar se a informação está de fato inserida nos canais de comunicação interna do seu círculo de passagem pela empresa, entre outras medições.

E o que é tem!?! Tem que o mais intrigante de tudo é chegar ao diagnóstico de que as secretárias selecionam informações, que elas destacam como prioritárias para absorverem e passarem para sua gestão. E as ações de comunicação interna são sempre os e-mails deletados, os cartazes apenas vistos, mas não lidos. Mais interessante ainda, é notar que a "prioridade" dada pela secretárias aos assuntos corporativos é exatamente aqueles que são definidos pela própria gestão.

2 comentários:

Mauro Segura disse...

Sol. Muito boa sua abordagem. Acho que existem comunidades importantes dentro das empresas que elas não vêem ou não se dão conta de sua importância. Em linha com seu post, eu escrevi o post abaixo: http://aquintaonda.blogspot.com/2008/11/as-comunidades-que-as-empresas.html
Abcs. Mauro.

Sol disse...

Nossa Mauro, você verá o choque quando eu postar sobre a curiosidade "GESTOR". Obrigada, achei seu blog muito bom!

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.